Loading
Carregando...

acoes | 21 fevereiro 2018

Cabo Submarino Brasil-Europa

FacebookTwitterWhatsApp

Brasil e Espanha anunciaram a construção de 10 mil quilômetros de cabo submarino de fibra óptica de alta velocidade entre os dois países a partir de 2019. O projeto EllaLink ligará diretamente Fortaleza e São Paulo a Lisboa e Madri. A iniciativa terá capacidade total de 72 terabits por segundo (Tbps). e acordo com o ministro Gilberto Kassab, de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, essa parceria “trará mais segurança às nossas informações, mais autonomia ao nosso país e com certeza maior qualidade na evolução de nossas políticas públicas.”

Fornecida pela Alcatel Submarine Networks, a rede já possui estações em Praia Grande (SP), Fortaleza e na cidade portuguesa de Sines. A conexão chegará por via terrestre, em um anel protegido de fibra óptica, a datacenters de São Paulo e das duas capitais ibéricas. A infraestrutura poderá ainda se conectar, em seu caminho oceânico, aos arquipélagos das Canárias, da Madeira e de Cabo Verde. Um dos objetivos do projeto é servir às comunidades de pesquisa da América Latina e da Europa.

Atualmente, nove cabos submarinos ligam o Brasil a outros países: sete direcionados para os Estados Unidos e apenas dois para a Europa – ainda assim tecnologicamente superado e com menor capacidade.