Loading
Carregando...

acoes | 21 fevereiro 2018

Interface com a comunidade científica

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

Foi na gestão do ministro Gilberto Kassab à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que foi reinstalado o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Um dos principais canais de interlocução com as comunidades acadêmica e científica do país com a esfera governamental, o conselho não mantinha atividades há dois anos.

É uma ferramenta primordial para o debate de políticas setoriais, desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, aproximando governo, academia e sociedade civil.

Além disso, Kassab manteve estreito diálogo com as sociedades científicas como SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ABC (Academia Brasileira de Ciências), debatendo soluções como desburocratização do setor, regulamentação, o marco legal de ciência e tecnologia e, no contexto de reorganização orçamentária do Governo Federal, lutando por recursos para a ciência.

Durante a gestão Kassab, o MCTIC empenhou 99% do seu limite orçamentário, em uma gestão de recursos que maximizou o uso dos valores disponibilizados pela equipe econômica, para programas da própria pasta, agências, empresas públicas, institutos de pesquisas vinculados e os Fundos Nacionais de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).