Loading
Carregando...

acoes | 21 fevereiro 2018

Programa Nacional de Agentes de Inclusão Digital

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

O PNAID – Programa Nacional de Agentes de Inclusão Digital foi lançado por Portaria Ministerial em junho de 2017. Busca formar jovens para atuar nos telecentros, ao mesmo tempo em que se foram em cursos voltados para as TIC e para desenvolvimento de projetos locais.

Os telecentros são locais de acesso público e gratuito à internet e às ferramentas de TIC, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos, particularmente iniciativas de formação e capacitação. O objetivo do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos.

Inscreveram-se mais de 800 telecentros de todos os estados da federação e os cursos serão ministrados por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os alunos receberão bolsas durante um período de 11 meses. Paralelamente aos estudos, ele atuará como monitor no telecentro, ajudando os usuários da comunidade. Ao final do programa, ele deve desenvolver um projeto voltado à população com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.