Loading
Carregando...

acoes | 03 novembro 2017

Meio Ambiente e Sustentabilidade

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

Cidade Limpa

Iniciativa pioneira e grande marco da gestão de Kassab, a Lei Cidade Limpa provocou mudanças profundas na cidade de São Paulo ao eliminar a poluição visual e a publicidade irregular. Sem cartazes, faixas, totens e outros itens que prejudicavam a visão da cidade, a capital paulista se tornou um modelo de cuidado com essa questão.

 


Córrego Limpo e Defesa das Águas

Criados em 2007, os programas Córrego Limpo e Defesa das Águas beneficiaram mais de 1,6 milhão de pessoas e despoluíram uma área de 152 km² em suas primeiras duas fases. Os programas funcionam de maneira articulada e com o objetivo de reverter a degradação de córregos e rios. Ambos são resultado de parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado. Cem córregos da Capital foram beneficiados.

 


Programa Mananciais

Para proteger e preservar os recursos naturais da cidade, Kassab ampliou o Programa Mananciais. Criado com a função de promover a recuperação socioambiental de favelas e loteamentos precários na região da Represa de Guarapiranga, passou a atuar também em áreas da represa Billings. Os principais objetivos do programa são recuperar e conservar a qualidade das águas dos reservatórios, melhorar a vida dos moradores locais e garantir a inclusão social da população.

 


Programa 100 parques para São Paulo

Lançado em 2008, o programa levantou e reservou áreas para serem transformadas em parques em diversas regiões da cidade. Além disso, todos os parques da cidade foram reformados.

 


APA Bororé-Colônia

A Área de Proteção Ambiental foi criada na gestão Kassab em maio de 2006 com o objetivo de promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações que ali residem.

 


1,5 milhão de árvores plantadas entre 2005 e 2012

A gestão Kassab contratou equipes para plantio e manutenção de árvores pela cidade, o que ampliou consideravelmente a capacidade de arborização da Prefeitura.

 


Inspeção veicular

Para estimular proprietários a fazerem a manutenção adequada de seus veículos, Gilberto Kassab adotou, em 2010, a Inspeção Veicular, com a finalidade de minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade. É, acima de tudo, um programa de saúde pública. De acordo com estudos da USP, apenas com a inspeção de veículos movidos a diesel foram evitadas 1.515 internações hospitalares e 584 mortes por problemas respiratórios, com economia de US$ 79 milhões ao sistema público de saúde, valor 20 vezes maior do que o custo das inspeções.


Programa Ecofrota

Durante a gestão Kassab, 88,8% da frota de ônibus da cidade de São Paulo foi renovada com veículos mais eficientes, que usam combustíveis limpos ou menos poluentes, de acordo com a Lei de Mudanças Climáticas.

 


Ciclovias e ciclofaixas

No combate à poluição, Kassab incentivou o uso de bicicleta nas ruas da cidade, criando mais espaço para os ciclistas. Durante sua gestão foram implantadas 3 ciclovias, planejadas, e 120 km de ciclofaixas, totalizando mais de 240 km de malha cicloviária, caracterizada pela presença de diferentes infraestruturas voltadas para o trânsito seguro de bicicletas. Serviu de modelo a outras capitais brasileiras.

 


Bike Sampa

Para estimular ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade de São Paulo, Kassab iniciou em maio de 2012 o projeto de “bike sharing”, que envolve o aluguel de bicicletas em estações espalhadas pela cidade.

 


Leilões de Carbono

No Dia Mundial do Meio Ambiente de 2007, Kassab assinou um contrato entre a Secretaria Municipal de Finanças e a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F) para a comercialização dos lotes de créditos de carbono pertencentes à prefeitura. Foram arrecadados mais de R$ 70 milhões.