Ícone de carregamento
Carregando...

Empreendedorismo

Microempreendedor Individual

Estímulo e fomento da formalização da atividade empreendedora

acoes-gk | 11 outubro 2017

Microempreendedor Individual

FacebookTwitterWhatsApp

Secretaria Especial do Microempreendedor Individual (SEMEI)

Para estimular e fomentar a formalização da atividade empreendedora na figura do Microempreendedor Individual (MEI), em 2010 Kassab criou a SEMEI para articular ações, políticas públicas integradas e parcerias. Em 2012, o número de formalizações de microempreendedores individuais na cidade de São Paulo atingiu a marca de 200 mil. Em um ano, esse número quase triplicou, já que, em maio de 2011, cerca de 70 mil pessoas haviam se formalizado como MEIs.

 


Formação de Agentes de Formalização do MEI

Com a finalidade de incentivar a formalização dos MEIs, a prefeitura Kassab contratou agentes para reforçar o trabalho de esclarecimento e orientação a quem busca legalizar seu próprio negócio.

 


Maratona do MEI

Uma grande campanha de esclarecimento foi organizada na gestão Kassab para orientar empreendedores sobre as vantagens de aderir ao MEI e sair da informalidade. A ação regularizou mais 1.600 empreendedores.

 


Criação do Portal Municipal do Microempreendedor Individual

Lançado por Kassab em abril de 2011, o novo canal de informações reúne todos os assuntos de interesse ao microempreendedor individual e também respostas às principais dúvidas sobre formalização na cidade de São Paulo.

 


Cartilha do MEI

Além do Portal do MEI, a Prefeitura lançou em outubro de 2009 a cartilha “Você sabe o que é o MEI ?”, para esclarecer aqueles que desejam sair da informalidade e regularizar o seu negócio.