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acoes | 11 novembro 2017

Transportes

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Bilhete Único Integrado

Na gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, o Bilhete Único passa a valer também no metrô e na CPTM. O prazo para realizar integrações foi estendido para 3 horas, permitindo ao usuário economizar mais no transporte público.

 


Criação do Bilhete Amigão

Em 2008, os usuários do bilhete único comum passaram a usufruir o Bilhete Único Amigão aos domingos e feriados, que permitia quatro viagens de ônibus em oito horas, pagando apenas uma tarifa.

 


Renovação de 90% da frota de ônibus

Mais conforto e segurança para o usuário de transporte público. Com Kassab na Prefeitura, a idade média da frota de ônibus de São Paulo caiu 25,7%. Por imposição contratual, as empresas concessionárias renovaram 90% da frota de 15 mil ônibus e micro-ônibus em circulação – nada menos do que 13.541 foram substituídos. E desde 2011, todos os carros incorporados à frota passaram a ter condições plenas de acesso a pessoas com deficiência.


Expresso Tiradentes

A gestão Kassab entregou o primeiro trecho do Expresso Tiradentes (“Fura-Fila”). Trata-se de um sistema de transporte de média capacidade para ligar o Centro até Cidade Tiradentes, cuja construção teve início em 1997.

 


Terminal Pinheiros 

O Terminal Pinheiros de ônibus urbanos, na zona Oeste, foi a última obra que Kassab entregou em sua gestão. É um super-terminal: integra 26 linhas
de ônibus a estações da Linha 9-Esmeralda da CPTM e da Linha 4-Amarela do metrô. Dali se vai para qualquer ponto da cidade. Um outro terminal foi feito na gestão: no Campo Limpo, zona Sul da cidade, que atende diariamente 92 mil passageiros.

 


Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) – Sistema Olho Vivo

Na gestão Kassab a frota de ônibus passou a ser 100% monitorada por tecnologia GPS, possibilitando maior controle das partidas, a localização automática dos ônibus em caso de colisão ou problemas mecânicos.

 


Programa Ecofrota

Lançado por Kassab em 2011, o programa prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, de acordo com a Lei de Mudanças Climáticas, que estabelece que todo o sistema de transporte público deverá operar com combustível renovável até 2018.

 


Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito

Em 2008, Kassab instituiu a Lei que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito, que garante que 100% do dinheiro arrecadado com multas de trânsito seja investido no setor.

 


Rodízio de caminhões e restrição aos fretados

Antes das restrições adotadas durante a gestão de Gilberto Kassab na prefeitura circulavam em média 210 mil caminhões por dia pela cidade de São Paulo. Em 2012 eram 20 mil caminhões a menos e um tráfego com mais fluidez.

 


Centro Educacional Paulistano de Motociclistas (CEPAM)

Inaugurado no final da gestão, o CEPAM oferece orientação prática e teórica incentivando o compartilhamento saudável entre motociclistas e demais usuários do espaço público.

 


Projeto Travessia Segura

Programa criado pela administração de Kassab na Prefeitura voltado à proteção aos pedestres. A ação reduziu pela metade o número de acidentes no centro de São Paulo.

 


Incentivo ao uso de bicicletas

A gestão Kassab criou 3 ciclovias e mais de 120 km de ciclofaixas em São Paulo e também deu início ao programa de compartilhamento de bicicletas Bike Sampa, iniciado em maio de 2012, que consiste no aluguel de bicicletas em estações espalhadas pela cidade.

 


Novos alvarás para táxi

Após 15 anos, em 2011 Kassab sorteou 1.200 novos alvarás de táxis entre mais de 25 mil inscritos. Isso não acontecia desde 1996 e foi a primeira vez em que foram utilizados os resultados da Loteria Federal para o sorteio.

 


Programa Táxi Amigão – Amigo da Lei Seca

Para reforçar a Lei Seca e reduzir ainda mais o número de vítimas fatais no trânsito de São Paulo, Kassab iniciou em 2009 o programa que oferece desconto de 30% nos táxis nas noites de sexta-feira, sábados e finais de semana.

 


Táxis Acessíveis

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passaram a ter acesso a veículos adaptados às suas necessidades quando Kassab criou o programa de Táxi Acessível em 2009.

Gazeta Press

 


Táxis híbridos e elétricos

O Prefeito Gilberto Kassab entregou em dezembro de 2012 os primeiros táxis híbridos da cidade. São 20 veículos movidos à energia elétrica e gasolina – de um total de 116 – que compõem a primeira frota deste tipo no Brasil.