Loading
Carregando...

acoes | 22 setembro 2017

Prêmio “Melhores da Arquitetura 2012”

FacebookTwitterWhatsApp
2012
Prêmio Melhores da Arquitetura 2012 - Projeto Favela Nova Jaguaré

Projeto de urbanização Favela Nova Jaguaré recebe Prêmio Melhores da Arquitetura 2012

O projeto de urbanização da Favela Nova Jaguaré, coordenado pela Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, ganhou o Prêmio Melhores da Arquitetura 2012, na categoria Intervenção Urbana, da revista Arquitetura & Construção. O projeto recuperou uma região de risco na zona oeste de São Paulo. As obras contemplaram a estabilização de uma encosta, a infraestrutura de drenagem de esgoto, o paisagismo e a instalação de equipamentos de recreação para a comunidade.

O projeto de urbanização da comunidade Nova Jaguaré, uma ocupação irregular formada a partir da década de 60, em um terreno com aproximadamente 168 mil m2, começou em 2006, numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado.

O espaço de lazer e convivência planejado pelo escritório Boldarini Arquitetura e Urbanismo ocupa 15.700 m² de uma antiga área de risco em São Paulo, sujeita a deslizamentos de terra. Depois de estabilizar as encostas e providenciar infraestrutura de drenagem e esgoto, foram construídos novos acessos para a circulação de pedestres e veículos, integrando o local da intervenção ao restante da favela e às ruas do entorno. Rampas e escadas conectam os diferentes equipamentos, como quadras esportivas e um centro comunitário, destinados a melhorar a qualidade de vida dos moradores.