Loading
Carregando...

acoes | 03 outubro 2017

Prêmios

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
31/08/2012
Programas habitacionais

Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo ganha prêmio das Nações Unidas

Vencedor de 11 prêmios e destaque em duas bienais, programa da Prefeitura de São Paulo conquista agora o mais importante troféu do setor: Scroll of Honour, da UN-Habitat.

O Programa Municipal de Urbanização de Favelas, da Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar o mais importante prêmio do setor:  o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para habitação. O prêmio será entregue no próximo dia 6 e foi noticiado à Secretaria Municipal de Habitação pela coordenadora, Ana Moreno, enviada de Nairóbi, no dia 29.

Condomínio projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, em Heliópolis

Criado em 1989, o Scroll of Honor destina-se a reconhecer iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo. Podem postular ao prêmio instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas privadas, universidades, fundações públicas ou privadas, agências multilaterais, veículos de imprensa e até personalidades do setor.

As prefeituras de Viena, na Áustria, e de Medellín, na Colômbia, estão entre os vencedores da última edição do prêmio, que já foi concedido também, em 2009, a um dos fundadores da própria UN-Habitat, Peter Oberlander, e ao jornalista norte-americano Neil Peirce.

 Condomínio F do Complexo Paraisópolis

Criado em 2005, o Programa Municipal de Urbanização de Favelas já arrematou 11 prêmios e foi destaque nas duas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, Itália, e a de Roterdã, Holanda. Cerca de 200 mil famílias estão sendo atendidas neste que pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo. As principais comunidades carentes de São Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, por exemplo— estão recebendo obras de infraestrutura, instalação de novos equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais, com o objetivo de transformá-las em bairros formais.

Inovação e sustentabilidade

Em meio a mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro, o projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, na semana passada. A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation – empresa mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça – a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno. A obra tem o projeto assinado pelo escritório de arquitetura multinacional Urban-ThinkTank (U-TT).

 Projeto da Escola de Música do Grotão

Com o objetivo de levar um aparelho cultural à região de Paraisópolis, a escola contará com salas de música, anfiteatro para aulas de artes cênicas e ballet, quadra de futebol e sala para concertos, além de um terraço público com espaço para agricultura urbana, sistemas de ventilação e de gerenciamento de água e infraestrutura para transportes. A localização em uma região de encosta permitiu a instalação de um dispositivo para a captação da água da chuva para prevenir a erosão do solo e deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes.

 Condomínio Comandante Taylor, em Heliópolis

Bienal Panamericana

Estes dois prêmios representam as conquistas mais recentes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Somente o programa Urbanização de Favelas recebeu vários prêmios nos últimos anos: UN-Habitat Scroll of Honour Award 2012; Prix d´Excellence Awards 2010, Fiabci Internacional, categoria Infraestrutura Pública; Master Imobiliário 2009, Fiabci Brasil e Secovi, categoria Profissionais Ação Social.

Durante a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, em 2010, os projetos Paraisópolis e Cantinho do Céu alcançaram o primeiro e o terceiro lugares em concurso mundial de Habitação Social e Desenvolvimento Urbano. Cantinho do Céu faturou, ainda, o Futures Cities – Planning for the 90 per cente 2012, menção especial, Celeste Network; a menção honrosa, categoria Habitação de Interesse Social, IAB SP 2010; e o prêmio Melhores da Arquitetura 2010, da Revista Arquitetura & Construção.