Loading
Carregando...

acoes | 20 setembro 2017

Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal 2012

FacebookTwitterWhatsApp
15/06/2012
Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal

Moradias de Paraisópolis recebem Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal

O Projeto de Urbanização de Paraisópolis, premiado com o 2º lugar no Global Holcim Awards 2012, alcançou mais uma conquista. A Caixa Econômica Federal concedeu o Selo Casa Azul, ligado à sustentabilidade, para os condomínios E e G de Paraisópolis, projetados pelo escritório Elito Arquitetos. É a primeira vez que uma Habitação de Interesse Social (HIS) ganha o selo.
Condomínio G
Para ganhar o título, a Caixa Econômica Federal estabelece 53 critérios, sendo 19 obrigatórios. Quanto aos 34 opcionais, os envolvidos em cada projeto podem escolher quais e quantos podem cumprir. No caso da Secretaria Municipal de Habitação, foram cumpridos 39 – o suficiente para conquistar o Selo Casa Azul – Categoria Ouro. Os critérios englobam categorias como qualidade urbana, projeto, conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão de água e práticas sociais.“O grande diferencial do projeto de Paraisópolis são as práticas sociais. Além de beneficiar os empregados da obra, com ações educacionais e de capacitação, o projeto também prevê ações com moradores, incluindo o envolvimento deles na própria elaboração do projeto”, enfatiza a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Celi Mantovani.

Condomínio E

A coordenadora do Projeto de Urbanização de Paraisópolis, Maria Teresa Diniz, comentou que o projeto não precisou passar por muitas modificações para ganhar o selo. Entre as alterações, destaca-se a utilização de lâmpadas econômicas e instalação de vaso sanitário com alternância no fluxo de água.

Os condomínios E e G somam 171 unidades habitacionais e pertencem à terceira fase de obras na comunidade.