Loading
Carregando...

Biografia

O administrador ousado e inovador

Kassab administrou a maior cidade do País por dois mandatos consecutivos e deixou um legado que hoje serve de modelo a prefeituras de outras cidades brasileiras. À frente da capital paulista implantou projetos alinhavados pelos seus antecessores e criou outros fazendo da preocupação com o desenvolvimento urbano, as pessoas e a transparência as principais marcas da sua gestão. Ações pioneiras como o Projeto Cidade Limpa mudaram a paisagem urbana, promoveram mudanças comportamentais e enriqueceram a vida da cidade, recebendo o apoio da maioria da população e reconhecimento internacional.

O planejador

O interesse pelas questões sociais somado à capacidade de organização e planejamento levaram o jovem Gilberto Kassab a cursar Economia na USP ao mesmo tempo em que frequentava as aulas de Engenharia na mesma universidade. Parecia ser o caminho natural da trajetória profissional que iniciava em uma época de grande efervescência política, com os estertores da ditadura militar no Brasil. Não demoraria para que Kassab identificasse na vida pública o campo ideal para colocar em prática seu conhecimento e vocação e aplicá-los a serviço da sociedade.

O construtor

Engenharia foi a primeira opção profissional de Kassab, em boa parte por influência dos irmãos, todos engenheiros formados pela Escola Politécnica da USP. Mas sua preocupação social sempre esteve presente, como atesta João Antônio Del Nero, que foi seu professor na faculdade de engenharia: “Ele faz parte do grupo de engenheiros que tem sensibilidade social. Os engenheiros esquecem, às vezes, que trabalham para a sociedade. Não adianta fazer uma grande ponte que não serve para nada, é melhor fazer um corredor que atende melhor a população de baixa renda.

O gestor público

Kokei Uehara, também professor de Kassab na Poli, definiu em 2007: “Discreto, Gilberto Kassab é integrante de uma geração de políticos que valorizam o conhecimento, o profissionalismo e as ações técnicas na administração pública. Conquistou espaço no mundo político por ser bom articulador e rápido nas tomadas de decisões.”

Entre 2005 e 2012, a Prefeitura de São Paulo passou por grandes avanços. Bons projetos de gestões anteriores foram aprimorados e consolidados, enquanto que inovações foram implantadas com sucesso. Neste período, buscou-se, acima de tudo, trabalhar para as pessoas, especialmente as que mais precisam, e deixar um legado de boas práticas governamentais para a cidade de São Paulo.

“A sociedade confiou a nós, prefeitos, a tarefa de melhorar a qualidade de vida. E para isso nos deu seu voto. A maneira mais transparente de honrarmos essa responsabilidade é olhar para as demandas da sociedade e não para as divergências partidárias. A luta partidária é obra da democracia, mas precisa ficar restrita aos períodos eleitorais. A luta pelo bem-estar do cidadão, esta sim, é cotidiana e deve contar com o suor de cada um de nós.” Conselho Metropolitano de São Paulo – 16.06.2011

Decisão e determinação na aplicação de medidas polêmicas

Entre as medidas de Gilberto Kassab mais conhecidas e elogiadas está o “Projeto Cidade Limpa”, que hoje é referência nacional. No início, Kassab enfrentou acirrada resistência, mas fez valer a lei e, com o apoio da população, limpou São Paulo de faixas, placas, outdoors e cartazes. O Cidade Limpa foi reconhecido e premiado internacionalmente.

  • Kassab ainda lacrou e pôs blocos de cimento na frente de postos que batizavam gasolina, interditou lojas irregulares nos Jardins, fechou bingos e máquinas caça-níquel, fixou horários, implantou rodízio de caminhões nas marginais, melhorando o trânsito na região.
  • O prefeito de São Paulo bateu de frente com o comércio irregular e o contrabando no centro e em muitas praças da capital. Criou a Operação Delegada, colocando mais 4 mil PMs nas ruas.
  • Inovou ao disponibilizar na Internet contratos de obras e serviços e os salários dos servidores e, que foram à Justiça. Kassab venceu no STF. Hoje a transparência é Lei e vale no país todo.
  • Realizou leilões públicos de créditos de carbono, por meio da Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo.
  • Para controlar a obesidade precoce e promover alimentos de melhor qualidade aos estudantes, Kassab também proibiu a venda de frituras e de refrigerantes, salgados ou massas folhadas, biscoitos recheados, balas, pirulitos, gomas de mascar e quaisquer produtos de alto teor calórico nas cantinas de escolas, além de obrigá-las a vender ao menos 2 tipos de frutas.