Loading
Carregando...

Diário de bordo



CNPq | 16 maio 2019

CNPq homenageia ex-ministro Kassab pelo trabalho no MCTIC

Agradeço ao CNPq pela homenagem recebida ontem, no Rio de Janeiro, em reconhecimento ao trabalho que realizamos à frente do MCTIC. Por dois anos, trabalhamos junto ao conselho na busca por recursos e soluções para destravar o progresso científico. A premiação de hoje reconhece nomes de excelência em diversas áreas, da Medicina à Economia, das Ciências Sociais à Engenharia, lembrando mais uma vez a importância do conhecimento para o nosso País. Parabéns a esses pesquisadores, e humildemente agradeço também a menção ao meu nome. Foi muito gratificante fazer parte deste momento e saber que o nosso trabalho fez a diferença. Obrigado!

Ciência e Educação | 15 maio 2019

Um país sem ciência e educação está fadado ao subdesenvolvimento

O Brasil vive um momento econômico difícil e ajustes serão necessários para equilibrarmos as contas. Este é um desafio. Mas defendo que haja esforços e debate franco para preservar ao máximo os investimentos em Educação e pesquisa. A Educação é fundamental para o desenvolvimento do país e a pesquisa é uma das principais maneiras de alavancar o crescimento econômico, com investimentos proporcionalmente pequenos. Durante minha gestão no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, quando já vivíamos dificuldades econômicas, busquei recompor nosso orçamento junto à equipe da Fazenda, manter bolsas do CNPq e firmar diferentes parcerias, para ampliar investimentos nos setores de ciência, tecnologia e inovação. Promovemos a regulamentação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia e garantimos investimentos para a conclusão do projeto Sirius, entre outras iniciativas. Um país sem ciência e educação está fadado ao subdesenvolvimento. Estas áreas são cruciais para o crescimento econômico de qualquer nação. Espero sinceramente que a situação seja contornada e que o atual governo encontre uma saída melhor para equilibrar a balança.

EDUCACAO.UOL.COM.BR
A decisão do ministério da Educação de bloquear recursos de universidades federais é inconstitucional, segundo aPFDC (Procuradoria