Ícone de carregamento
Carregando...

Balanço de gestão

Documento reúne realizações de Kassab no MCTIC

Ações de Kassab à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações agora estão reunidas em um documento publicado pela Fundação Espaço Democrático.

noticias | 05 setembro 2019

Documento reúne realizações de Kassab no MCTIC

FacebookTwitterWhatsApp

Entre maio de 2016 e dezembro de 2018, Gilberto Kassab esteve à frente do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, efetivando uma série de projetos em diferentes campos destas áreas. O ministério se consolidou em maio de 2016 a partir da fusão das antigas pastas de Ciência e Tecnologia e de Comunicações, e tinha como desafio demonstrar a efetividade desta união, assim como encaminhar projetos em diferentes segmentos.

Agora todas estas ações estão reunidas em um documento publicado pela Fundação Espaço Democrático. Constam no registro as realizações de dois anos de gestão, como a entrega da primeira fase do acelerador de partículas Sirius, a bem-sucedida implementação da TV digital, o programa “Internet para Todos” por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, além de iniciativas em setores como estímulo ao empreendedorismo e à inovação, transformação digital, apoio à pesquisa e suporte ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O documento também conta com opiniões de dirigentes de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, gestores de entidades vinculadas ao Ministério, e representantes da área científica durante o período 2016-2018. Um dos destaques é o prefácio assinado pelo renomado cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite: “Não se passaram dois meses [da gestão de Kassab no ministério] e estava apaziguada a comunidade científica. Recebia o ministro a todos, ouvia e, antes de tudo, atuava, e atuava com a sabedoria do exímio político que é. Os testemunhos contidos neste documento demonstram a unanimidade do apreço que por ele sentem seus colaboradores no Ministério e líderes da comunidade acadêmica. Pois bem, com a competente gestão Kassab à frente do MCTIC, eu não somente aprendi a elogiar como também, repito, quase começo a acreditar em milagre.”

Confira o arquivo neste link.