Loading
Carregando...

noticias | 14 junho 2018

Brasil participa de grupo internacional para construção de radiotelescópio

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Kassab recebeu em audiência, em São Paulo, os pesquisadores Élcio Abdalla e Carlos Alexandre Wuensche, da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram uma apresentação do projeto de cooperação internacional de construção do radiotelescópio BINGO, sigla para “BAO from Integrated Neutral Gas Observations”. O projeto conta com a participação da Fapesp e da UFCG no estudo da energia escura do universo.

Kassab ouviu os relatos e confirmou a participação do MCTIC no desenvolvimento do projeto. “Essa proposta mostra a importância da ciência para que um país cresça”, disse. 

A proposta do consórcio internacional é a construção de um radiotelescópio que pode fornecer detalhes da distribuição de matéria no universo, e informações valiosas sobre a parte escura. A colaboração internacional envolve o Centro de Jodrell Bank for Astrophysics, Instituto de Física da Universidade de São Paulo, University College, de Londres, ETH, de Zurich, na Suíça, Universidade da República, do Uruguai, Universidade de Portsmouth, da Inglaterra e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

A previsão é de que o radiotelescópio seja instalado na Serra do Urubu, na região de Aguiar (PB), local que não há sinais de interferência no espectro eletromagnético na banda que o aparelho irá operar. A obra está orçada em R$ 5 milhões e os cientistas preveem que os primeiros dados já podem ser conseguidos em meados de 2020.

Fonte: MCTIC