Ícone de carregamento
Carregando...

FINEP

Escritório integra Finep ao Centro-Oeste e Governo Federal

Kassab enxerga o novo escritório regional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Brasília como uma porta de entrada para ampliar a capacidade de atuação da agência no Centro-Oeste.

noticias | 22 agosto 2017

Escritório em Brasília integra Finep ao Centro-Oeste e ao governo federal

FacebookTwitterWhatsApp

21/08/2017 – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vê o novo escritório regional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Brasília (DF), como uma porta de entrada para ampliar a capacidade de atuação da agência no Centro-Oeste e junto ao governo federal. Ele abriu, nesta segunda-feira (21), a segunda edição do Encontro Finep para Inovação, que segue até terça-feira (22), com objetivo de aperfeiçoar e intensificar a atuação da financiadora junto a parceiros e potenciais clientes. A sede recém-inaugurada na capital federal se localiza no mesmo prédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A inauguração de um escritório aqui em Brasília vai contribuir não apenas para fortalecer o trabalho no Centro-Oeste, mas também para ajudar na melhor integração com outros órgãos do governo federal”, destacou Kassab. “Instalados lado a lado, a Finep e o CNPq vão poder ter suas ações potencializadas. E é evidente que isso deve alcançar todos os estados da região”, completou.

O presidente da Finep, Marcos Cintra, recordou que a Financiadora revigorou sua sede em São Paulo (SP) e anunciou, em julho, a instalação do escritório no Nordeste em Fortaleza (CE), que recebeu o primeiro Encontro para Inovação.

“Dentro dessa perspectiva, estamos implantando um projeto de regionalização e descentralização de atividades. Vamos transformar nossa representação em Brasília em uma agência efetivamente operacional, no sentido de disponibilizar crédito e apoio a instituições de ciência e tecnologia”, afirmou.

Segundo Cintra, ao distribuir “braços operacionais” pelo país, a entidade vinculada ao MCTIC pode se atentar às especificidades de cada região. Por isso, avalia, os escritórios permitem à agência induzir as diferentes áreas do país a ocuparem seu espaço no ecossistema nacional de inovação.

“A presença física de técnicos da agência é um elemento fundamental nessa atividade de conhecimento de realidades específicas, muitas vezes distantes do nosso centro de tomada de decisões, hoje sediado no Rio de Janeiro”, observou. “Estamos aqui em Brasília para conhecer a capacidade competitiva de todo o Centro-Oeste brasileiro, para descobrirmos quais são as vantagens comparativas que essa região tem, relativamente a outras regiões do país, e tentar desenvolver projetos que atendam especificamente a essas demandas localizadas.”

Oportunidades

Kassab, Cintra e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Vasco Gonçalves, assinaram um memorando de entendimento para formalizar a intenção do BRB de se tornar agente do programa de descentralização de crédito Inovacred.

O presidente da Financiadora anunciou, ainda, a mais nova linha do órgão, batizada de Finep Conecta. Ela conta com R$ 500 milhões disponíveis em 2017 para oferecer melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa em conjunto com institutos de ciência e tecnologia e universidades.

Gratuito e aberto a companhias de todos os portes, o Encontro Finep para Inovação oferece a empresários do Centro-Oeste a oportunidade de agendar atendimentos individualizados com especialistas para o esclarecimento de dúvidas sobre funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis e condições de financiamento, entre outros pontos. Cada cliente é encaminhado para a linha ou o programa adequado à sua demanda.

Também participaram da mesa de abertura a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão; e os presidentes do CNPq, Mario Neto Borges; da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nesi; do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi; e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Jorge Audy.

Fonte e foto: ASCOM/MCTIC