Ícone de carregamento
Carregando...

Estados

Ex-ministro Henrique Meirelles está de volta ao PSD

Um dos fundadores do partido, o atual secretário da Fazenda de São Paulo assinou sua ficha de filiação na residência de Gilberto Kassab, ao lado de lideranças do PSD de Goiás, seu Estado natal

noticias | 14 fevereiro 2021

Ex-ministro Henrique Meirelles está de volta ao PSD

FacebookTwitterWhatsApp

Um dos fundadores do PSD, Henrique Meirelles está de volta ao partido. Ex-presidente do Banco Central, ex-ministro da Fazenda, candidato a presidente da República nas eleições de 2018 e atual secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Meirelles se filiou ao PSD de Goiás na sexta-feira (12). A ficha de filiação foi assinada em reunião na sua residência em São Paulo, à qual estiveram presentes o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), o deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Samuel Almeida, que também se filiou ao partido.

O presidente Gilberto Kassab afirmou em suas redes sociais que está feliz com o retorno de Henrique Meirelles ao PSD. “Meirelles é fundador do nosso partido e sua chegada é uma sinalização de que o PSD está sempre disposto a ter bons quadros. É uma referência técnica, de competência e honestidade. Tenho certeza de que terá ainda mais sucesso agora no partido”.

Para o senador Vanderlan Cardoso, “é uma honra para nós receber um dos nomes mais importantes da política e da economia brasileira, que já ocupou os cargos de ministro da Fazenda, presidente do Banco Central e do BankBoston”.

Já o deputado federal Francisco Júnior divulgou a foto do encontro em uma rede social e também enalteceu o novo correligionário. “Nosso partido hoje confirma que está focado na construção de um grande projeto para o Estado com o retorno de um dos nossos grandes quadros, um dos goianos de maior projeção nacional no cenário político e econômico”.

O presidente do PSD goiano, Vilmar Rocha, não compareceu à reunião por motivos pessoais, mas explicou que participou de perto da articulação para o retorno de Meirelles ao PSD. “Meirelles foi um dos fundadores do PSD. O bom filho à casa retorna. Para nós, é um fortalecimento muito grande. É muito bom para o PSD de Goiás. Ele terá espaço para ser candidato em 2022, na chapa majoritária ou proporcional. Pelo político que é, está qualificado a ser candidato a governador, senador ou deputado.”

Questionado sobre quais motivos levaram Meirelles a escolher o PSD de Goiás, Vilmar disse que o primeiro é o fato de o secretário ser goiano, nasceu em Anápolis. Em segundo, diz o presidente, Meirelles venceu eleição para deputado federal em 2002 pelo PSDB de Goiás.

Na ocasião, o agora novo pessedista teve 183.046 votos, o que o fez campeão de votos para a Câmara Federal no Estado naquele ano. Apesar do bom desempenho eleitoral, Meirelles não assumiu o cargo. Convidado pelo ex-presidente Lula, ele renunciou ao mandato para assumir a presidência do Banco Central.

Henrique Meirelles ainda mantém o seu domicílio eleitoral em São Paulo, onde já foi filiado ao próprio PSD em 2011. Ele, porém, vai transferi-lo para Goiás na semana que vem. Ex-ministro do ex-presidente Michel Temer, Meirelles disputou a presidência da República em 2018 pelo MDB.