Ícone de carregamento
Carregando...

TV Digital

Kassab assina portaria que encerra TV analógica em SP

A partir de 12 de dezembro, todas as cidades de SP contarão exclusivamente com TV digital. Portaria também desliga TV analógica em 59 municípios do RJ.

noticias | 13 dezembro 2018

Kassab assina portaria que encerra TV analógica em 454 cidades

FacebookTwitterWhatsApp

Foi assinada pelo ministro Gilberto Kassab nesta quarta-feira (12), em Brasília, a portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico de televisão em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 no interior do Rio de Janeiro. Nesses municípios, o processo de transição para o sistema digital de TV teve início em 28 de novembro e será concluído nesta quarta, com o encerramento total das transmissões analógicas que beneficiará 11,5 milhões de pessoas nos dois estados. Em São Paulo, todo o estado passará a contar exclusivamente com a TV digital.

“E em um país de 208 milhões de habitantes, já atingimos 130 milhões. É extraordinário”, comemorou Kassab.

O ministro destacou que a assinatura da portaria marca a conclusão da primeira fase do cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que levou o sinal digital para 1.379 cidades brasileiras.

“A população reconhece e percebe essa diferença na sua vida. Em especial para famílias mais humildes, a televisão é o principal entretenimento, que agora muda significativamente de qualidade”, ressaltou Kassab.

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Moraes, a implantação da TV digital no país é uma política pública que precisa ser enaltecida pelo planejamento e execução, e destacou que outros países têm feito contato para saber mais sobre essa experiência. Ele também lembrou que, durante o processo, houve com sucesso a liberação da faixa de 700 MHz para a implantação da tecnologia 4G de telefonia móvel.

Fonte: MCTIC