Ícone de carregamento
Carregando...

Ciência

Kassab lamenta morte do cientista Ronald Shellard

Um dos grandes nomes da física no País, Shellard era pesquisador titular e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e integrou o Conselho Técnico-Científico do MCTIC durante a gestão de Kassab

noticias | 08 dezembro 2021

Kassab lamenta morte do cientista Ronald Shellard

FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PSD, ex-ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab, lamentou a morte do físico Ronald Cintra Shellard nesta terça-feira (7), aos 73 anos. Shellard era pesquisador titular e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e, quando Kassab comandou o MCTIC, integrou o Conselho Técnico-Científico do ministério.

“Ronald Cintra Shellard dedicou sua vida à ciência, mais especificamente à física, e ao longo de sua brilhante trajetória lutou para melhorar as condições da pesquisa científica no Brasil. Integrou inúmeras entidades científicas no Brasil e internacionais, principalmente ligadas à física, e também no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, quando tive a honra de contar com sua colaboração no Conselho Técnico-Científico do ministério. Sempre muito atencioso e simpático, deixa um enorme legado em pesquisa na Física Experimental de Altas Energias e Física das Astropartículas, como na defesa da ciência e da pesquisa no Brasil. Meus votos de grande pesar aos familiares e amigos”, escreveu Kassab em suas redes sociais.

Liderança no País nas áreas de Física Experimental de Altas Energias e Física das Astropartículas, Shellard tinha interesse no estudo das características de astropartículas (gamas e raios cósmicos) com energias muito altas. Integrava a Colaboração que opera o Observatório Pierre Auger, a Colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e era um dos fundadores do Observatório Austral de Campo Amplo (Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory – SWGO).

Era também Presidente do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) e membro do CTC de outras Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e foi conselheiro da International Union for Pure and Applied Physics (IUPAP).

De acordo com nota publicada pelo CBPF, Shellard, nascido em 22 de julho de 1948 na cidade de São Paulo (SP), gostava de fazer experimentos e foguetes desde pequeno, prática que contribuiu para seu interesse pelas áreas de Engenharia e Física. Fez sua Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1970, Mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1973) e Doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (1978). Antes de ingressar no CBPF foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 1994 ingressou no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde era pesquisador titular e desde 2015 era diretor do CBPF.
Foi membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2017 e possuía associações com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Americana de Física (APS), a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e com o órgão internacional Instituto de Física (IOP), a Astroparticle Physics Forum (APIF) e membro Titular do Conselho Diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF).

Shellard exerceu grande influência na formação da comunidade de pesquisadores na área de Física de Altas Energias. Foi orientador de diversos estudantes de Mestrado, Doutorado e tinha um compromisso permanente na formação de novos cientistas e na divulgação e popularização da ciência no país. Durante sua vida profissional, teve mais de quatrocentos trabalhos publicados, 18 mil citações, além de sete livros publicados e/ou organizados.

Entre aqueles que o conheceram era muito comum ouvir e vê-lo provocar seus interlocutores: “Para fazer ciência não se pode ser muito conformado, tem que ter esse espírito de ‘fuçar’ as coisas”.