Ícone de carregamento
Carregando...

Empreendedorismo

Kassab lança programa para estimular inovação

No Fórum Confap, ministro comentou que o programa Centelha é mais um legado da atual gestão que se encerra em dezembro e ressaltou o papel de diferentes atores envolvidos.

noticias | 29 novembro 2018

Kassab lança programa Centelha para estimular a inovação

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Kassab lançou nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte (MG), durante a abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o programa Centelha, voltado à criação de empreendimentos inovadores em todo o país. O programa conta com participação do MCTIC, Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Confap e Fundação CERTI.

Kassab afirmou que o programa é “mais um legado” deixado pela gestão que se encerra em dezembro e ressaltou o papel de diferentes atores envolvidos. Mais uma vez, destacou a importância da luta por recursos para projetos em ciência, tecnologia e inovação, e o papel de entidades como CNPq, fundações de amparo à pesquisa e do Sistema Nacional de Ciência e Ciência.

“Nesses dois anos tivemos grandes esforços voltados à execução de programas como este, e é fundamental o envolvimento de diferentes atores para que se executem”, disse.

O programa Centelha será executado de forma descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com órgãos e entidades da administração pública estadual que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação, com o apoio técnico e financeiro do MCTIC e das agências federais de fomento.

Os principais benefícios a serem oferecidos pelo programa são capacitações, recursos financeiros e suporte para ajudar empreendedores a transformarem suas ideias em negócios de sucesso. O Centelha irá oferecer mais de R$ 40 mil reais por empresa contemplada em subvenção da Finep e de seus respectivos parceiros estaduais para ajudar os novos empreendedores a tirarem seus negócios do papel. O programa visa também contribuir para a ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras, aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos.

Fonte: MCTIC