Ícone de carregamento
Carregando...

Brics

Kassab fala sobre economia e pandemia em debate dos Brics

Presidente nacional do PSD participou de videoconferência com associações empresariais e partidos político de vários países para discutir o enfrentamento da crise gerada pelo coronavírus.

noticias | 22 outubro 2020

Kassab fala sobre economia e pandemia em debate de Brics

FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, participou nesta quinta-feira (22), por videoconferência, do Fórum Interpartidário Internacional OCX+, evento associado à Organização para a Cooperação de Xangai, entidade que reúne representações de países da Ásia e Europa, e ao bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Associações empresariais e partidos políticos de diferentes países tiveram representação nos debates, voltados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, à cooperação econômica, desenvolvimento tecnológico e economia digital e relações culturais entre os países.

Ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e das Cidades, Kassab ressaltou o papel do Governo Federal e do Congresso Nacional para fomentar a cooperação internacional e a necessidade de aprofundamento de parcerias entre os países nos diferentes segmentos de pesquisa. “Nossas unidades de pesquisa e universidades já mantêm boas parcerias, com diversos países do mundo, que podem ser intensificadas”, afirmou. “Devemos buscar uma globalização efetiva na pesquisa, na ciência em diferentes campos, como também na medicina preventiva. E de forma permanente, para além do cenário presente.”

O presidente do PSD também mencionou as diferentes parcerias existentes entre o Brasil e outros países, voltadas ao desenvolvimento de vacina para a covid-19, ressaltou a importância dessas diferentes iniciativas, e pontuou que “tudo o que pode ser feito em termos de cooperação internacional está sendo feito, em diferentes estados.”

O impacto econômico da pandemia está presente no fórum, que segue até sexta-feira e conta com parlamentares e dirigentes partidários da Rússia, China, Coreia do Sul, África do Sul e outros países.

Kassab apontou que direta ou indiretamente 50 milhões de brasileiros podem sofrer os efeitos da falta de postos de trabalho, e aposta na tecnologia deve ser considerada como uma das saídas.

O presidente do PSD também lembrou que o coronavírus e o isolamento decorrente da pandemia trazem impactos nos processos produtivos e relações profissionais, por isso a necessidade de discussão de ferramentas de estímulo ao empreendedorismo, políticas sociais e geração de empregos.

O evento terá ainda, nesta sexta-feira (23), painéis voltados à estabilidade global e o papel que partidos políticos podem ter no combate às consequências socioeconômicas da covid-19.