Ícone de carregamento
Carregando...

Eleições 2022

Kassab propõe neutralidade do PSD na eleição presidencial

O presidente nacional do partido divulga nota em que anuncia a conclusão da consulta aos integrantes da legenda sobre a posição a ser adotada na eleição presidencial e encaminha à convenção nacional proposta da neutralidade

noticias | 14 julho 2022

Kassab propõe neutralidade do PSD na eleição presidencial

FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, distribuiu na quinta-feira (14) nota em que anuncia a conclusão da consulta feita a integrantes do partido em todo o País sobre o posicionamento que a sigla deveria adotar em relação à eleição presidencial. Segundo ele, “a constatação é que não temos unidade para caminhar coligados com um candidato de outro partido”. Dessa forma, informou Kassab na nota, “encaminho como proposta para nossa Convenção Nacional que o Partido Social Democrático adote a neutralidade nesta eleição presidencial”.

Veja a seguir a íntegra da nota:

“Colegas dirigentes, parlamentares, executivos e filiados do Partido Social Democrático em todo o Brasil.

Quero expor aqui os fatores que me levam a defender este entendimento, que considero o mais adequado para a participação do PSD nessa eleição presidencial de 2022.

O Partido, ao longo de meses e com a atuação de diversas lideranças, buscou o desenvolvimento de uma candidatura própria.

Tínhamos o melhor pré-candidato, o senador Rodrigo Pacheco. A sigla estava unida em torno da sua candidatura.

Diante do convite, recebido com grande entusiasmo, Pacheco ponderou ao longo de meses e se convenceu da importância de sua presença à frente da presidência do Senado ao longo do processo eleitoral, papel fundamental para garantir a estabilidade institucional do Brasil.

Ficou a semente de um excelente projeto para o Brasil, que o PSD não abandonou, apenas adiou.

Sem o horizonte de uma candidatura própria que pudesse contribuir com o debate neste cenário de polarização, iniciamos uma consulta nacional que, agora, está concluída.

Foram ouvidos parlamentares (em todos os níveis), dirigentes partidários, líderes de todos os cantos do país.

A constatação é que não temos unidade para caminhar coligados com um candidato de outro partido. Diante das opções existentes, haveria preferências diversas no partido não apenas quando consideramos o Brasil, mas em instâncias partidárias dentro de Estados e, até, de municípios.

Diante dos fatos apresentados, encaminho como proposta para nossa Convenção Nacional que o Partido Social Democrático adote a neutralidade nesta eleição presidencial.

No momento apropriado, de modo a não interferir na boa governança partidária, já que ocupo a presidência nacional do PSD, compartilharei minha preferência pessoal para este pleito.

Gilberto Kassab”