Ícone de carregamento
Carregando...

Homenagem

Líderes do PSD destacam papel histórico de Marco Maciel

Para o presidente nacional, Gilberto Kassab, o ex-vice-presidente da República, falecido no fim de semana, sempre privilegiou “o diálogo, a conciliação, e serviu de inspiração para muitos”

noticias | 14 junho 2021

Líderes do PSD destacam papel histórico de Marco Maciel

FacebookTwitterWhatsApp

A importância do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, para a democracia brasileira foi destacada por lideranças do PSD no último final de semana. Maciel foi sepultado no fim da tarde de sábado (12), na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, após velório realizado no Salão Negro do Senado Federal. Ele faleceu em decorrência do mal de Alzheimer, do qual vinha sofrendo há sete anos.

Para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, “Marco Maciel foi uma importante liderança no retorno do Brasil à democracia. Sua atuação política, sempre privilegiando o diálogo, a conciliação, serviu de inspiração para muitos. Deputado, secretário de Estado, senador, ministro, governador de Pernambuco, vice-presidente da República. Um currículo extenso, ocupando postos chave e em momentos cruciais da nossa história. Tive o privilégio de ser seu correligionário e, muito atencioso e leal, foi por muitos anos um conselheiro e grande articulador. Um grande amigo que deixará saudades. Aos familiares e amigos, meus sinceros votos de pesar”.

O presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, também homenageou Maciel em vídeo postado no Instagram, onde rememora a atuação do parlamentar pernambucano em momentos decisivos da história nacional e destaca a amizade pessoal que os uniu. (Veja vídeo abaixo).

Maciel foi o vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002. Foi deputado, senador e governador de Pernambuco, e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ele foi um dos artífices da redemocratização, como um dos principais articuladores da transição entre o período militar e a volta da democracia. Sempre teve perfil moderado e foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL), gênese do atual Democratas.