Ícone de carregamento
Carregando...

Educação

Ministério recebe a visita de estudantes de São Paulo

Alunos da Escola Alef Peretz, de São Paulo (SP), visitou o MCTIC e conheceu as principais ações e projetos desenvolvidos pela pasta.

noticias | 10 agosto 2017

Ministério recebe a visita de estudantes de São Paulo

FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de alunos da Escola Alef Peretz, de São Paulo (SP), visitou nesta quinta-feira (10) o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conheceu as principais ações e projetos desenvolvidos pela pasta. A visita a Brasília é uma tradição anual da escola da comunidade judaica e tem o objetivo de mostrar aos alunos como funcionam os três poderes da república.

O ministro Gilberto Kassab recebeu os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e explicou que o MCTIC tem um papel fundamental no desenvolvimento da pesquisa científica e no apoio à inovação e às comunicações no Brasil. Kassab reforçou ao grupo que é importante conhecer o Brasil, começando pela cidade onde vivem. “Vocês moram em São Paulo, e é impressionante a quantidade de jovens que não conhecem a cidade. É preciso ter a vontade e fazer o esforço para conhecer o lado rico, pobre, moderno e a história da cidade.”

Durante a visita, os estudantes assistiram a um vídeo em que foram apresentados alguns dos principais projetos do MCTIC e das instituições vinculadas. Entre os destaques, o supercomputador Santos Dumont, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e o Observatório da Torre Alta da Amazônia.

A diretora de Políticas e Programas para Inclusão Social, Sônia Costa, também relatou aos alunos pesquisas desenvolvidas pelo ministério em setores como saúde, agricultura, segurança alimentar, produção de próteses e tecnologias de auxílio a atletas paralímpicos. “O ministério toma grandes decisões em setores de extrema relevância para o país.”

Para a professora Lilian Froiman, a visita dos estudantes a Brasília busca estimular a consciência cívica e a participação deles na sociedade como cidadãos. “Queremos despertar a consciência do voto, a escuta dos políticos, para que eles sejam cidadãos críticos e participativos de uma forma construtiva para o país onde vivem.”

O estudante Felipe Alexandre Hochman, de 14 anos, disse que a visita ao  MCTIC  foi importante para conhecer os investimentos e pesquisas que o Brasil vem fazendo em áreas como agricultura, tecnologia e mesmo no esporte. “Os projetos mostram que o país está avançando, e o futuro é esse.” Para ele, a vinda a Brasília foi importante para entender melhor como funcionam os órgãos de todos os poderes. “O que a gente assiste pela televisão é uma visão parcial. Foi interessante acompanhar uma sessão no Supremo e na Câmara.”

Durante o período na capital federal, o grupo também conheceu os principais monumentos arquitetônicos e algumas cidades-satélite, como Ceilândia. Na volta a  São Paulo, os alunos deverão apresentar um trabalho sobre a experiência.

Fonte e foto: ASCOM/MCTIC