Ícone de carregamento
Carregando...

Tecnologia

Ministro confirma CTI Renato Archer em Londrina

O ministro Gilberto Kassab assinou o termo que oficializa a abertura de um escritório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

noticias | 02 agosto 2017

Ministro confirma escritório de CTI Renato Archer em Londrina

FacebookTwitterWhatsApp

02/08/2017 – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira (2), em Brasília, o termo que oficializa a abertura de um escritório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer) em Londrina (PR). A ação é parte de uma estratégia de estímulo à inovação no norte do Paraná, região considerada um polo em desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“É um avanço para o município. Estamos levando o conhecimento e a experiência de uma instituição que é reconhecida por todos do país e que vai contribuir para levar desenvolvimento e gerar oportunidades. A tecnologia é o principal instrumento de desenvolvimento para qualquer região”, afirmou Kassab.

Londrina tornou-se um importante polo de geração de conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), obtendo resultados positivos na atração de importantes centros de desenvolvimento para a região. “Londrina é a terceira maior cidade do Sul do país. Temos uma legislação absolutamente avançada no setor. São, hoje, mais de 800 empresas voltadas para o setor de tecnologia da informação. Temos um distrito tecnológico, e o nosso maior diferencial é a educação: mais de 20 instituições de ensino superior com foco na área. Nesse sentido, o CTI vai ser de grande importância”, explicou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

Oportunidade para o desenvolvimento

Para o diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana, a instalação do escritório em Londrina funcionará como catalisador, levando recursos, práticas inovadoras e a inserção de novas áreas de conhecimento. “Iremos oferecer todas as competências do CTI. É uma grande oportunidade para toda a área de pesquisa em ciência e tecnologia do país, em particular, para o CTI, que vem, desde 2011, buscando oportunidades de estar no Paraná. Agora, com a autorização do ministro Gilberto Kassab a gente realiza esse sonho da instituição”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, ressaltou que a abertura desse escritório vai contribuir para impulsionar o potencial da região. “Minha expectativa é que a presença do CTI Renato Archer lá possa ainda alavancar mais as iniciativas ligadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.”

Os deputados federais Alex Canziani (PTB-PR) e Evandro Roman (PSD-PR) também participaram do ato. “É um importante passo para que a gente possa transformar a região norte do Paraná num polo ainda mais forte na área de TICs. O CTI vai potencializar tudo o que temos lá”, afirmou Canziani.

CTI Renato Archer

O CTI é uma unidade do MCTIC que atua na pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação. A forte interação com setor acadêmico, através de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, mantém o CTI Renato Archer no estado da arte em seus principais focos de atuação, como a área de componentes eletrônicos, microeletrônica, sistemas, software e aplicações de TI, como robótica e tecnologias 3D para a indústria e a medicina.

Fonte e foto: ASCOM/MCTIC