Ícone de carregamento
Carregando...

Debate

‘País precisa investir em pesquisa, educação e cultura’

Em live no Facebook, presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, diz que Brasil, após a pandemia, terá que investir em qualidade de vida. “A sociedade vai cobrar isso”.

noticias | 01 junho 2020

‘País precisa investir em pesquisa, educação e cultura’

FacebookTwitterWhatsApp

Ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defendeu na manhã desta segunda-feira (1) a necessidade de o País voltar a investir em pesquisa, educação e cultura, como forma de elevar a qualidade de vida da população. Ao lado do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, Kassab participou da “Conversa entre Amigos” convocada pelo ex-presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Costa, para debater o papel da ciência e da pesquisa nesse período de pandemia.

Assista aqui a íntegra da live

De acordo com Kassab, a pandemia do coronavírus está mostrando que o País investiu muito pouco nos últimos anos em ciência e tecnologia. “O Brasil evoluiu muito, realizou grandes obras, mas nada é melhor do que investir nas pessoas, em pesquisas que levem à melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Para ele, “investir nas pessoas é investir na ciência, na pesquisa, na cultura e na educação. Daqui para a frente a sociedade vai cobrar isso”, disse o ex-prefeito de São Paulo. Kassab destacou a contribuição da USP nesse processo e lembrou que a maior parte dos países cometeu o erro, ao investir pouco nas pesquisas que beneficiam a qualidade de vida. “Mas acredito em um mundo melhor após a pandemia”, afirmou.

Por sua vez, o reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou o importante papel que a instituição vem desempenhando no combate ao coronavírus, citando os esforços que as várias equipes de cientistas da universidade vêm realizando para encontrar soluções que ajudem a superar a pandemia. Ele citou o caso de respiradores específicos para pacientes de covid-19 que foram desenvolvidos por equipes da USP e que já estão prestes a serem produzidos em escala industrial, a custo bem mais baixo que os importados.