Ícone de carregamento
Carregando...

Eleições 2020

PSD se consolida entre os maiores partidos do Brasil

Partido recebeu mais de 10,6 milhões de votos e elegeu mais de 650 prefeitos. Para o presidente nacional, Gilberto Kassab, sigla conquistou capilaridade que lhe dará papel de destaque nas eleições de 2022

noticias | 16 novembro 2020

PSD se consolida entre os maiores partidos do Brasil

FacebookTwitterWhatsApp

Com apenas nove anos de história, o PSD alcançou no primeiro turno das eleições municipais o posto de terceiro maior partido do país, tendo recebido 10.615.207 votos para prefeito em todo o País, elegendo 650 gestores municipais. Os números são da apuração realizada pelo site de notícias UOL, que mostra um crescimento expressivo do partido em relação aos resultados obtidos na eleição municipal de 2016, quando elegeu 539 prefeitos e recebeu mais de 8 milhões de votos. Desta vez, o PSD elegeu também um senador, Carlos Fávaro, na votação suplementar realizada no Mato Grosso.

Para o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, ”o PSD teve um desempenho muito significativo nesse primeiro turno das eleições, à altura dos quadros de que dispõe e das propostas que apresenta para a solução de problemas do brasileiro nas diferentes regiões do país”. Ele reafirmou os valores da sigla, lembrando que ”defendemos a livre iniciativa e um Estado eficiente, com foco no desenvolvimento e na solução das questões sociais, e elegemos milhares de candidatos sob esses critérios”.

De acordo com ele, ”em capitais, grandes, médias e pequenas cidades de todo o País, nosso partido teve conquistas importantes para os cargos de prefeito, vereador e vice-prefeito, mostrando a força das ideias dos nossos colegas e a capacidade de transmitir a mensagem de que optar pela sigla é uma decisão acertada”.

Em entrevista à Rádio CBN, Kassab se disse “muito feliz” com o resultado das eleições e destacou que o PSD ocupou espaço na cena política brasileira, conquistando uma capilaridade que dará ao partido papel de destaque nas eleições de 2022. Ele reafirmou que o partido pretende ter candidatura própria na próxima eleição presidencial e citou os nomes dos senadores Antonio Anastasia (MG) e Otto Alencar (BA), além do governador do Paraná, Ratinho Junior, como nomes fortes para representar o partido na disputa.

”Disputamos agora o segundo turno em eleitorados importantes e tenho certeza de que a força que demonstramos impulsionará o partido nessa nova etapa do processo eleitoral”, afirmou o presidente nacional do PSD.

Números em destaque

O partido se destacou também pelo número de vereadores eleitos – 5.677 –, ficando à frente de partidos tradicionais como o PSDB e o DEM, com décadas de história. O resultado mostrou um aumento de 1.003 vereadores em relação aos 4.650 eleitos em 2016. Em Estados como a Bahia e o Paraná, o PSD foi o que elegeu mais prefeitos, superando siglas que vinham liderando eleições há muitos anos. Na Bahia, foram 108 prefeitos em 457 municípios. No Paraná, 128 gestores municipais foram eleitos pelo partido, num total de 399 municípios. Os números são provisórios, pois a apuração ainda não havia sido concluída em vários Estados.

Também de acordo com a apuração do UOL, o PSD é líder entre as legendas quando se considera a população dos municípios que cada partido vai governar no Brasil no próximo quadriênio, com base nos resultados parciais do primeiro turno: serão 9,86% do total de habitantes do País, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas.