Loading
Carregando...

noticias | 07 março 2018

Kassab diz que é preciso esforço conjunto para recuperar orçamento

FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira, durante a 5ª Reunião do Conselho Consultivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o ministro Gilberto Kassab reiterou a necessidade de um esforço para recuperar o orçamento da ciência e tecnologia. Ele avaliou que 2018 ainda será um ano de dificuldades orçamentárias.

“Sabemos dos problemas que vamos enfrentar. Portanto, quero enfatizar a importância da contribuição de cada um de vocês, das suas instituições, daqueles que são parceiros e dos que estão dentro do governo, para que a gente possa, com a mesma unidade, atingir os mesmos objetivos”, disse o ministro.

Avanços

Porém, de acordo com Kassab, a área de ciência e tecnologia também tem conquistas para comemorar. “Temos avanços que podemos festejar, como a fonte de luz síncrotron Sirius, já que o governo definitivamente a abraçou e entendeu a necessidade de inaugurá-la em 2018. O Satélite [Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas] vai indo muito bem, com o lançamento do programa Internet para Todos na próxima semana. E conseguimos regulamentar o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.”

Instituído oficialmente em maio passado, o Conselho Consultivo do MCTIC teve sua reunião de instalação em janeiro de 2017, com participação do presidente Michel Temer. Cabe ao órgão de assessoramento formular planos, metas e prioridades em ciência, tecnologia, inovação e comunicações como fontes e partes integrantes da política nacional de desenvolvimento, além de avaliar, monitorar e mensurar sua execução.

Fonte: MCTIC