Loading
Carregando...

noticias | 26 março 2019

Praça das Artes – herança da gestão Gilberto Kassab em São Paulo

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

Acompanhei neste domingo (25) a inauguração da área externa da Praça das Artes e a sua integração ao Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Lembro que o novo espaço é mais uma etapa do projeto urbano desenvolvido na gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, que teve seu primeiro módulo inaugurado no final de 2012.

A Praça das Artes é um complexo cultural importante, que funciona como extensão das atividades do Theatro Municipal. A revitalização aconteceu no quadrilátero formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, avenida São João e Praça Ramos de Azevedo.

O módulo inaugurado por Kassab acomodou as Escolas de Dança e de Música e o edifício do antigo Conservatório Dramático e Musical, além de estacionamento para 200 veículos. A primeira fase das obras, que foram iniciadas em 2009, teve investimentos de R$ 136 milhões.

O projeto, idealizado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura Marcos Cartum, foi desenvolvido pelo escritório Brasil Arquitetura com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A construção tornou-se um marco na arquitetura de São Paulo e recebeu os prêmios de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e de Edifício do Ano de 2013, pelo Icon Awards, realizado pela Icon Magazine.

Na área cultural, a gestão Kassab também reformou teatros, bibliotecas e bibliotecas temáticas, implantou pontos de leitura, ônibus de leitura e bosques de leitura.

 

Fonte: PSD