Ícone de carregamento
Carregando...

2010 - Prix d’Excellence

Prix d’Excellence 2010 - Infraestrutura Pública

2010 - Prix d’Excellence na categoria Infraestrutura Pública, da Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias)

premios | 21 agosto 2017

Prix d’Excellence 2010 – Infraestrutura Pública

FacebookTwitterWhatsApp

O Programa de Urbanização de Favelas do País, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), conquistou o Prix d’Excellence Awards 2010 na categoria Infraestrutura Pública (em inglês, Public Infrastructure), concedido pela Fiabci, a mais importante federação do setor imobiliário internacional, ligada à ONU.

Elton Santa Fé Zacarias, secretário da Habitação, recebeu o prêmio na noite de 27 de maio, durante jantar de gala do 61º Congresso Mundial da entidade, realizado de 24 a 28 de maio, em Bali, na Indonésia. O presidente do país, Susilo Bambang Yudhoyono, prestigiou a cerimônia como convidado de honra. Basílio Jafet, diretor da Fiabci/Brasil e vice-predidente do Secovi-SP, chefiou a delegação brasileira. 

Foram apresentados 54 trabalhos de 11 países da Europa, Ásia e América, divididos em 13 categorias, que vão desde infraestrutura pública a projetos de sustentabilidade. Venceram 24 trabalhos. O outro vencedor da categoria de infraestrutura pública foi Runner Up: Arquitetura e Estética do Ambiente de Kaohsiung Station, Kaohsiung, de Taiwan, China (Kaohsiung, Governo da Cidade, Departamento de Trânsito).

Com o mesmo programa, a Sehab já havia vencido na categoria Ação Social do Prêmio Máster Imobiliário de 2009, promovido pela Fiabci/Brasil. O relatório enviado ao júri internacional, em dezembro passado, apresentava um apanhado geral do Programa de Urbanização de Favelas, com seus parâmetros e critérios, a implantação do Habisp (sistema de mapeamento dos assentamentos precários da cidade), o desenvolvimento do trabalho social e os programas de regularização fundiária e de loteamentos. Além dos projetos da Sehab em parceria com as universidades americanas de Harvard e Columbia e da participação na IV Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã, em 2009.

Para dimensionar a grandeza do programa, foram selecionados projetos já implantados nas comunidades de Haia do Carrão, Jardim Tietê, Nova Tereza, Vila Nilo, Monte Tão, Santa Inês/Nossa Senhora Aparecida, Santo Eduardo, Vergueirinho, Jardim Senice e São Francisco, além de Heliópolis, Paraisópolis e Nova Jaguaré – esses três, em andamento.