Loading
Carregando...

Prioridades

Habitação e Saneamento

Quando falamos de habitação e saneamento, falamos também de combate à pobreza, de melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.

Minha maior experiência nessa área foi durante minha gestão como prefeito de São Paulo quando nossas ações habitacionais, como de urbanização e construção de novas unidades habitacionais, beneficiaram 360 mil famílias.

Entre outras realizações, lancei em parceria com a Sabesp o programa Córrego Limpo, para retirar o esgoto que era despejado nos córregos da capital. O programa aumentou o número de ligações domiciliares de esgoto, ampliou a rede de coleta, além de reassentar famílias que viviam em área de risco e implantar parques lineares, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Além disso, tínhamos duas grandes favelas na capital paulista. Graças a investimentos da prefeitura e do estado, hoje não nos referimos a esses locais como favelas, e sim como bairros: o bairro de Heliópolis, o bairro de Paraisópolis.

Alguns anos depois, à frente do Ministério das Cidades, assumi o desafio de dar continuidade às obras, projetos e iniciativas para a consolidação de políticas nacionais de desenvolvimento urbano. Durante minha gestão, participei da implantação da terceira fase do “Minha Casa, Minha Vida”, programa de Estado que ampliou o acesso à casa própria das famílias de baixa renda e levou mais conforto e dignidade aos quase 85% de brasileiros que hoje vivem nas cidades.

Isso mostra que quando os governos estadual, municipal e federal trabalham juntos, as transformações acontecem. Estas parcerias precisam continuar para que diminua cada vez mais o número de brasileiros que ainda não tem acesso a moradia digna, água tratada e a esgotamento sanitário.

"A ordenação urbana, a construção de espaços mais fraternos e solidários é nosso dever e um direito do trabalhador brasileiro."

Minha Casa Minha Vida - Fase 3
À frente do Ministério das Cidades, Kassab assinou os contratos da Fase 3 do programa Minha Casa Minha Vida, e garantiu o cumprimento de todos os compromissos assumidos pelo Ministério com os movimentos sociais. Em parceria com o governo dos estados e prefeituras, viabilizou diversos projetos habitacionais destinados a áreas ocupadas por famílias sem teto. Ao todo, como ministro das Cidades, Kassab entregou mais de 10 mil moradias em 6 estados brasileiros.
Urbanização de Favelas
Com 58 empreendimentos o Programa Urbanização de Favelas beneficiou mais de 200 mil famílias com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos como abastecimento de água e coleta de esgoto. Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores favelas da cidade, são os destaques do programa que, por sua relevância social, recebeu o maior prêmio mundial do setor: o Scroll of Honour, concedido pela ONU.
Programa Mananciais
A iniciativa nas principais regiões dos mananciais da cidade, nas represas Billings e Guarapiranga, incluiu a construção e regularização de moradias, canalização de córregos, saneamento, remoção de famílias e áreas de risco e a criação de áreas de lazer.