Loading
Carregando...

Prioridades

Meio ambiente

A preservação do meio ambiente é uma preocupação mundial que faz parte de qualquer administração pública, seja em nível municipal, estadual ou nacional.

Entre as diversas ações ambientais que implementei durante minha gestão como prefeito de São Paulo está a criação da Guarda Ambiental para evitar danos à fauna e à vegetação. Também entreguei mais de 50 novos parques à cidade. Mas se tem uma marca que ficou muito enraizada na cidade é a do projeto Cidade Limpa, com a redução da poluição visual. Ele evidencia a transformação pela qual passou a cidade, e por isso o projeto tem um simbolismo muito forte no combate à poluição, tendo obtido reconhecimento internacional.

Enquanto ministro, a preocupação ambiental esteve presente no Ministério das Cidades através do controle de resíduos sólidos urbanos (coleta, tratamento e disposição final). Não posso deixar de ressaltar também o importante papel das atividades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para a biossegurança, o clima, a preservação da Amazônia e da Mata Atlântica, através do trabalho das unidades de pesquisa vinculadas à pasta.

Quando governo e sociedade civil atuam juntos e com o apoio dos meios de comunicação na cruzada contra a poluição, é possível ser bem-sucedido. E os resultados e o reconhecimento obtidos me estimulam a continuar nesse caminho.

Órgãos respeitados apoiam iniciativas concretas para combater as mudanças climáticas.

Cidade Limpa
Experiência replicada em diversas cidades do País e premiada mundialmente, o projeto Cidade Limpa eliminou a poluição visual em São Paulo proibindo todo tipo de publicidade externa, provocando mudanças radicais na cidade em questão de meses.
Programa Ecofrota
Lançado em 2011, prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo.
Programa 100 Parques para São Paulo
O projeto levantou e reservou áreas para serem transformadas em parques em diversas regiões da cidade. Durante a gestão Kassab, São Paulo ganhou 56 parques, incluindo a reformulação da Praça Roosevelt, antes degradada.