Inclusão digital
Doação de computadores recuperados leva inclusão digital a G
Ministro Kassab entrega computadores a telecentros de Guarulhos.
noticias | 25 agosto 2017
25/08/2017 – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nesta sexta-feira (25) um acordo de cooperação técnica de apoio ao desenvolvimento de programas de inclusão digital com a Prefeitura de Guarulhos (SP). O documento foi assinado com o prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, na inauguração de um espaço de capacitação em informática no Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) da cidade. O plano de trabalho inclui a doação de 320 equipamentos recuperados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), de São Paulo (SP) a 21 telecentros municipais.
“Anualmente, o MCTIC entrega centenas de computadores recuperados por CRCs a bibliotecas, laboratórios de escolas, telecentros e outros pontos de inclusão digital [PIDs]”, destacou o ministro. “Esses equipamentos são distribuídos em todo o país para melhorar a vida de brasileiros, com formação profissional. Assim, as pessoas têm mais condições de conseguir trabalho e renda”, completou.
O prefeito ressaltou o papel da parceria com o governo federal para prover infraestrutura de capacitação de cidadãos de Guarulhos. “Sem esses computadores, não haveria condições de a nossa população de baixa renda avançar e se iniciar na era digital, uma vez que muitos dos alunos não têm equipamentos adequados em casa”, disse Guti.
Segundo o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, o programa contemplou a cidade paulista com base na apresentação de um estudo acerca da carência de formação profissional no município. “Devido a essa visão estratégica, identificamos a possibilidade de apoiar o acesso à internet com esses equipamentos”, explicou. “Os CRCs têm como diretriz impulsionar a formação de jovens e desempregados, tanto para melhorar a condição de competitividade deles no mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento dos estudantes, por meio de oficinas e cursos. A iniciativa também estimula a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.”
A secretária municipal do Trabalho, Telma Cardia, enfatizou a atenção do MCTIC ao pedido do município. “Queremos incluir mulheres, idosos e jovens no mundo digital”, afirmou ela, ao entregar ao ministro um documento a respeito das necessidades de capacitação da sociedade guarulhense.
Parceria
Dentre os objetivos do acordo de cooperação técnica, está o estabelecimento de ações conjuntas para apoiar o desenvolvimento de programas e projetos de inclusão digital e aperfeiçoar o uso de infraestruturas implantadas pelo MCTIC na prefeitura de Guarulhos, de forma a garantir seu funcionamento e manutenção e o uso pela população – prioritariamente os segmentos em situação de vulnerabilidade social e à margem do direito a comunicação.
Os 320 equipamentos recondicionados pelo CRC do Inac serão entregues a 21 pontos de inclusão digital (PIDs) de Guarulhos: os centros de educação unificados (CEUs) Bambi, Cumbica, Jardim Presidente Dutra, Ottawa, Paraíso-Alvorada, Parque São Miguel, Pimentas, Ponte Alta, Rosa de França e Uirapuru, dois espaços na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e os telecentros instalados no Centro, Jardim Iporanga, Juventude, Praça Getúlio Vargas, Ponte Grande, São João, Taboão, Tiro de Guerra e Vila Augusta.
Desde seu início, em 2011, o programa de CRCs formou mais de seis mil jovens. A ação funciona por meio de parcerias com instituições responsáveis pelas atividades de formação. Atualmente, o MCTIC apoia dez centros em regiões metropolitanas – Belém (PA), Curitiba (PR), Gama (DF), João Pessoa (PB), Maracanaú (CE), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP) e Valparaíso (GO).
Alvo de outro programa do MCTIC, os telecentros são pontos de inclusão digital sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas. Instalados por meio de convênios entre ministérios, prefeituras e entidades da sociedade civil, esses PIDs oferecem cursos ou atividades, conforme a necessidade local, e funcionam como espaço de integração, cultura e lazer.
Fonte e foto: ASCOM/MCTIC