No dia 12 de agosto de 1960, na cidade de São Paulo, nasce Gilberto, o quinto dos sete filhos do médico Pedro Kassab e da professora Yacy Kassab.
Aos 6 anos de idade inicia sua vida escolar no tradicional Colégio Liceu Pasteur, que frequenta até ingressar na Universidade.
Passa a frequentar, aos 12 anos, o curso ginasial no mesmo Liceu.
Gilberto Kassab tem 16 anos quando ingressa no Colegial, a última fase para a conclusão do ensino médio.
Encerra sua formação no ensino médio. Seus tempos de Liceu acabaram; Kassab prepara-se então para entrar na Universidade.
Ingressa no curso de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Entra para a faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, conciliando seus estudos com o curso de Engenharia na mesma universidade.
Participa do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo. Presidida na época por Guilherme Afif Domingos, a ACSP foi a porta de entrada de Kassab na vida pública.
Formatura em Engenharia na Escola Politécnica da USP.
Forma-se em Economia, Administração e Contabilidade pela Universidade de São Paulo um ano após concluir o curso de Engenharia na Poli-USP. Em 1986, Gilberto Kassab inicia sua carreira política engajando-se na campanha de Guilherme Afif Domingos a deputado federal constituinte.
Ingressa efetivamente na vida política ao participar da primeira eleição direta para presidente em 89, na campanha de Guilherme Afif Domingos. A experiência foi determinante para o jovem engenheiro vencer sua primeira eleição, para vereador, no início dos anos 90.
Eleito vereador de São Paulo pelo extinto PL. Criou o Conselho Municipal de Telecomunicações. Atuou na Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e integrou duas Comissões Especiais.
Eleito Deputado Estadual do Estado de São Paulo. Integrou as comissões permanentes de Constituição e Justiça, Esportes e Turismo e Finanças e Orçamento. Também foi Corregedor do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Assume como Secretário Municipal de Planejamento de São Paulo. No curto período de tempo em que esteve no cargo, priorizou a elaboração do Plano Diretor da cidade, mobilizando a população. Também criou o Projeto Visão e o Programa de Administração Estratégica.
Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, eleito com mais de 90 mil votos, presidiu a Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Reeleito deputado federal foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Assume como vice-prefeito de São Paulo na chapa de José Serra.
Assume a Prefeitura de São Paulo em 31 de março de 2006, quando o prefeito José Serra concorreu ao Governo do Estado. No seu mandato, Kassab priorizou a Saúde, a Educação, a Habitação e o Meio Ambiente.
Implanta o Projeto Cidade Limpa, iniciativa pioneira que mudou o visual da cidade banindo faixas, placas, outdoors e cartazes. Reconhecido internacionalmente, o Cidade Limpa serviu de modelo para outras cidades.
Projeto pioneiro no país em âmbito municipal, a Inspeção Veicular Ambiental foi implantada por Kassab em 2008 com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes por veículos na cidade de São Paulo.
Assume seu segundo mandato à frente da Prefeitura de São Paulo. Com 60,72% dos votos, tornou-se o primeiro prefeito reeleito da história da capital. Administrou visando a restruturação das redes de Saúde e Educação e inovou na transparência. Também em 2009, Kassab criou a Operação Delegada para combater o comércio irregular na capital.
Em abril de 2011, após sair do DEM, funda em São Paulo com Guilherme Afif Domingos e outras lideranças o PSD. Nas eleições de 2012, os bons resultados consolidam o Partido Social Democrático nos municípios, e em 2016, o PSD já é quarta maior força política do país.
Encerra seu mandato como Prefeito de São Paulo. Gilberto Kassab passa então a dedicar-se em tempo integral à política partidária, trabalhando pela consolidação do recém fundado PSD.
Em 2013, Kassab foi convidado pelo reitor da Universidade de São Paulo para ser residente na USP, onde participou da criação do projeto USP Cidades e foi docente na disciplina de difusão “Planejamento e gestão de megacidades”.
Concorre ao cargo de senador do Estado de São Paulo, pelo PSD, nas Eleições 2014.
Assume o Ministério das Cidades, em 5 de janeiro de 2015, assegurando a participação dos movimentos sociais e fortalecendo o Conselho Nacional das Cidades. Trabalhou na consolidação do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, e implantou medidas para o desenvolvimento do setor de saneamento no país.
Em 12 de maio de 2016 toma posse como titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como ministro, Kassab incentivou práticas inovadoras e buscou recursos investindo no desenvolvimento científico e tecnológico do país.
No dia 1º de janeiro de 2023 assume a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo. A pasta faz o assessoramento ao Governador na coordenação da política de Governo e no relacionamento com Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, partidos políticos e entidades e instituições diversas. Também tem papel na interlocução com municípios, outros Estados e Administração Federal, e exerce interlocução com cidadãos e entidades do terceiro setor.