Ícone de carregamento
Carregando...

Pesquisa e inovação

Opinião pública é fundamental na luta por recursos

Para Ministro, conscientização da sociedade é decisiva para garantir recursos para pesquisa

noticias | 09 novembro 2017

Apoio da sociedade é decisiva para garantir recursos para pesquisa

FacebookTwitterWhatsApp

08/11/2017 – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse na noite desta quarta-feira (8), em Goiânia (GO), que a mobilização dos setores acadêmico e científico, a articulação de entidades e a conscientização da opinião pública são fundamentais na luta por recursos para ciência. Kassab participou da abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que reúne as fundações estaduais de fomento ao desenvolvimento científico.

“A grande aliada na luta pelos recursos que tanto precisamos é a sociedade, e a articulação junto aos meios de comunicação, a divulgação das necessidades da ciência”, disse o ministro. “Existem parcerias entre a comunidade científica e o mundo político, mas são ainda pequenas, e daí a necessidade de trabalho intensivo junto à sociedade.”

A presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, destacou o papel do MCTIC e de Kassab “no diálogo” pela recomposição de recursos e as ações em andamento com impacto na produção científica, como a atualização do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A abertura do fórum aconteceu na sede do governo de Goiás. Para o governador Marconi Perillo, o MCTIC “é uma das três principais pastas do governo” e que vem daí a importância da interlocução do ministro com a comunidade científica, ressaltando a “formação política” de Kassab e a “boa equipe” que atua no ministério.

Na solenidade, com a participação do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangajaran, foi assinado memorando para continuidade até 2021 de um  programa de estímulo ao desenvolvimento científico por meio do Fundo Newton. Rangajaran afirmou que seu país pretende manter o apoio a projetos de pesquisa no Brasil.

O  secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, destacou junto a cientistas e gestores a necessidade também de articulação com o setor privado. “A vida inteligente existe além da academia e do setor público”, ressaltou.

A pesquisadora Celina Turchi, médica epidemiologista convidada da Fundação Oswaldo Cruz e com papel de relevo na investigação da relação entre o vírus zika e a microcefalia, foi homenageada pelo governo de Goiás. No ano passado, Celina foi considerada pela revista Nature uma das dez pesquisadoras mais importantes do mundo.

Também participaram da solenidade o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson Andrade, o presidente da Finep, Marcos Cintra, o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, dirigentes de fundações de amparo a pesquisa nos estados, secretários estaduais de Goiás e cientistas.

Em seu discurso, Borges apontou que o repasse de recursos para o pagamento de bolsas de pesquisa do CNPq foi normalizado e está assegurado até o início do próximo ano.