AIR Center
Diálogo em Cabo Verde é avanço em pesquisas atlânticas
Ministro participou do 3º Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde.
noticias | 07 maio 2018
Nesta segunda-feira, 07 de maio, o ministro Gilberto Kassab, participou do 3º Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde. O evento vai discutir a implementação do Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (AIR Center).
O AIR Center é uma iniciativa liderada pelo governo de Portugal, que pretende utilizar o posicionamento estratégico do arquipélago dos Açores como centro de desenvolvimento científico e tecnológico sobre o oceano Atlântico. A proposta é construir uma organização internacional, abarcando uma rede de instituições de diversos países para promoção de uma abordagem integradora do conhecimento sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências oceânicas, espaço e ciências de dados.
Em sua fala, Kassab lembrou a segunda reunião do AIR Center em Florianópolis (SC), em novembro de 2017, que fortaleceu o compromisso dos países envolvidos com a pesquisa oceânica e espacial. “Agora, estamos caminhando para a definição de projetos para implementar o AIR Center. A nossa expectativa é que possamos consolidar esses projetos nesta terceira reunião”, afirmou.
Para o ministro, o AIR Center deve atuar como um facilitador, uma rede de organizações científicas que traga sinergia às iniciativas já existentes. Ele defendeu, por exemplo, a unificação de sistemas de observação em todo o Atlântico, a troca de dados, a criação conjunta de novas tecnologias, além da formação de pessoal.
Kassab também ressaltou o resultado expressivo dos trabalhos apresentados pela delegação brasileira na primeira sessão. “Um painel em que diversas apresentações coordenadas pelo Brasil foram expostas, cujo ponto comum é a visão que todos têm da importância desse grupo e de agregar todos os países banhados pelo Atlântico o mais rápido possível.”
A expectativa é de que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.
Fonte: MCTIC