Parcerias internacionais
Pesquisa Brasileira tem novas parcerias com o Reino Unido
Acordos de cooperação entre CNPq e Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e empresa britânica fazem parte do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação.
noticias | 11 julho 2018
O ministro Gilberto Kassab teve audiência com o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e diretores da indústria biofarmacêutica Astrazeneca, que firmou parcerias com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para investimentos em pesquisa e desenvolvimento.Com a parceria, os pesquisadores brasileiros terão oportunidade de se aperfeiçoar no mais moderno e avançado laboratório farmacêutico recém construído na Inglaterra.
Os acordos de cooperação fazem parte do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/2019, iniciativa conjunta entre os governos dos dois países para o desenvolvimento de projetos e estratégias em quatro temas fundamentais: saúde e ciências da vida, clima e biodiversidade, agricultura sustentável e energia.
A primeira parceria entre o CNPq e a AstraZeneca é para o desenvolvimento de um programa de bolsas para cientistas brasileiros em centros de pesquisa e desenvolvimento da companhia do Reino Unido por um período de dois anos. A cooperação associa a maior agência de fomento à pesquisa pública do Brasil com uma indústria farmacêutica internacional de ponta da nação europeia.
Já o segundo projeto é um compromisso de colaboração com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que visa estabelecer centros científicos para colaboração em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, educação e tecnologia, como foco para mercados internacionais.
Fonte: MCTIC