Inovações
Kassab recebe projeto que coordena ações espaciais
Estratégia do Pese engloba serviços de comunicações, defesa do espaço aéreo, monitoramento de fronteiras, proteção da Amazônia e gerenciamento da costa brasileira.
noticias | 02 agosto 2018
Nesta quarta-feira, 1º de agosto, o ministro Gilberto Kassab participou do lançamento e recebeu o projeto que coordena as ações espaciais no Brasil: o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese).
“É uma satisfação compartilhar com o Ministério da Defesa os avanços no campo das estratégias espaciais brasileiras, tornando o Brasil um país cada vez mais seguro e dotado de melhores condições de desenvolvimento em múltiplos aspectos. Esse é um trabalho compartilhado por vários entes públicos, como a Aeronáutica e a Telebras”, disse Kassab.
Gerenciado por uma comissão da Força Aérea Brasileira, o Pese estabelece a implantação de vários sistemas que vão permitir o uso integrado do espaço nacional nas áreas civil e militar. O programa engloba serviços como comunicações, defesa do espaço aéreo, monitoramento de fronteiras, proteção da Amazônia e gerenciamento da costa brasileira.
A partir de 2020, devem ser lançados outros satélites como o Carponis, para sensoriamento remoto óptico do território nacional, o SGDC-2, o Atticora, artefato de órbita baixa para comunicação tática, e o Lessonia para sensoriamento remoto radar.
Fonte: MCTIC