Ícone de carregamento
Carregando...

Relações Internacionais

Brasil e Países Baixos reforçam cooperação científica

Documento assinado pelo ministro Gilberto Kassab e a secretária de Estado, Mona Keijzer, define áreas prioritárias para as relações bilaterais.

noticias | 21 agosto 2018

Brasil e Países Baixos reforçam cooperação científica em alta tecnologia

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Estado para Assuntos Econômicos e Clima dos Países Baixos, Mona Keijzer, assinaram nesta segunda-feira (20), em São Paulo, documento que reforça a cooperação científica entre os dois países.

Segundo Kassab, o documento define as áreas prioritárias das relações bilaterais, bem como o compromisso de elaborar um Programa Conjunto de Cooperação. As discussões com os representantes dos Países Baixos incluíram áreas como nanotecnologia, pesquisa espacial, cidades sustentáveis, prevenção de desastres naturais, bioeconomia, ciências da vida e saúde, sistemas e materiais de alta tecnologia, defesa segurança e proteção, biodiversidade e economia circular.

“O alto nível dos cientistas e da pesquisa científica e tecnológica desenvolvida em nossos países proporciona ganhos mútuos, que contribuem para atingir as metas de sustentabilidade propostas pelas Nações Unidas”, disse o ministro.

A secretária de Estado Mona Keijzer destacou que a cooperação internacional também fornece oportunidades a empresas para transformar técnicas inovadoras em produtos e serviços de sucesso. “O Brasil oferece oportunidades na área de aplicação de tecnologias industriais de sistemas e materiais de alta tecnologia, como, por exemplo, na construção de aeronaves e navios. Também são promissoras as atividades nos setores de TIC, tais como a implementação de técnicas de big data e blockchain, de ciências da vida e da saúde, e de economia de base biológica (biobased economy)”, disse ela.

Fonte: MCTIC