Tecnologia da Informação
Brasil e China firmam acordo de cooperação em TICs
Parceria vai compartilhar informações entre os dois países e beneficiar a construção de redes de banda larga, internet móvel e o desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas.
noticias | 29 agosto 2018
Nesta terça-feira (28), o ministro Gilberto Kassab recebeu o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Miao Wei. No encontro, foi assinado um memorando de entendimento para cooperação na área de tecnologias da informação e comunicações (TICs). O documento prevê o intercâmbio de especialistas entre os dois países, a organização de seminários e fóruns e o incentivo ao diálogo entre indústria, institutos de pesquisa e empresas dos dois países. A ideia é compartilhar informações e experiências na construção de redes de banda larga, internet móvel 4G e 5G, além do desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
Integram o acordo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
O ministro Gilberto Kassab destacou a parceria entre as duas nações e a importância dos investimentos em TICs: “Estamos dispostos a promover a cooperação por meio de visitas de delegações, seminários e fóruns em tópicos de interesse comum, além da capacitação de recursos humanos. O fortalecimento do setor de TICs é necessário para que nossas sociedades acompanhem a rápida expansão da digitalização e do acesso à informação”, afirmou.
Já o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Miao Wei, ressaltou o avanço da tecnologia e pontuou que o memorando é uma iniciativa para aprofundar os laços entre os países. “China e Brasil mantém excelentes relações e há uma potencialidade para aprofundar nossa cooperação na área de Tecnologias da Informação e Comunicações. Hoje temos uma oportunidade de continuar nossa parceria”, disse.
Fonte: MCTIC