
Inovação
Para Kassab, Finep tem papel central no estímulo à inovação
Ministro participou da cerimônia em que foram assinados acordos para desenvolvimento de projetos inovadores.
noticias | 21 dezembro 2018
O ministro Gilberto Kassab destacou o papel da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) no estímulo à inovação no Brasil, durante a cerimônia de assinatura de 16 acordos firmados entre a empresa pública e parceiros, em São Paulo. “Gostaria de cumprimentar a Finep pelo extraordinário trabalho que vem fazendo, disponibilizando recursos em forma de financiamento, em forma de incentivo, mas ampliando muito a sua carteira de parcerias, cumprindo, portanto, os seus objetivos. Esse modelo de apoio trouxe uma Finep mais ampla e mais aberta. Ela tem papel central na promoção da inovação no Brasil e tenho plena convicção que esse legado vai ser muito importante”, afirmou Kassab.
Um dos acordos prevê a concessão de R$ 300 milhões, via financiamento reembolsável, para as empresas que desenvolvem projetos de pesquisa e inovação com unidades credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os recursos estarão disponíveis nos próximos dois anos. As companhias que acessarem essa linha de crédito também terão acesso ao mecanismo de fast track, o que vai permitir o enquadramento mais célere das operações contratadas.
Outro protocolo foi assinado com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para conceder até R$ 150 milhões em financiamento reembolsável, até 2020, para empresas que desenvolvam projetos de pesquisa com os laboratórios associados ao CNPEM: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Também foi firmado um acordo de cooperação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para financiar empresas brasileiras que adotem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
Além dos acordos, houve a assinatura de um termo de cooperação com a Telebras para a realização de ações conjuntas para viabilizar o intercâmbio de informações entre a empresa pública e os sistemas de padrão nacionais integrantes do Rastro. Além disso, o acordo prevê a busca de recursos para financiar projetos de inovação na melhoria da segurança pública por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos; redução da circulação de veículos em situação irregular; melhoria da eficiência e eficácia na fiscalização e arrecadação tributária por meio da agilização da troca de informações entre os agentes fiscalizadores; a redução dos custos dos serviços prestados ao poder público; e a redução de custos e aumento da produtividade no transporte de pessoas e cargas.
Fonte: MCTIC