TV Digital
Implantação de TV Digital
Pavimentando caminhos para futuras gerações
acoes-gk | 21 fevereiro 2018
A TV digital está sendo implantada aos poucos nas áreas urbanas do país, com o desligamento gradual do sinal analógico de televisão, hoje obsoleto. Esta substituição poderá ser aproveitada com o licenciamento de serviços de banda larga 4G, 5G e gerações futuras.
Em cerimônia, do dia 28 de março de 2018, para homologar o encerramento das transmissões analógicas em mais quatro agrupamentos de cidades do Maranhão e de São Paulo, o ministro Gilberto Kassab fez um balanço da transição. Kassab reforçou que a TV digital já é realidade em 555 cidades do país, beneficiando 90 milhões de pessoas e, em pouco tempo, o processo será concluído em todo o território nacional. “Isso é algo extraordinário e motivo para festejar. Estamos beneficiando em especial as comunidades mais humildes, em um processo de democratização da radiodifusão, que ganham uma imagem de televisão de excelência, com muito mais qualidade e sem interferências.”
A implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) é referência para o mundo inteiro como exemplo de eficiência e parceria entre o governo e as empresas de radiodifusão e de telecomunicações.
Em agosto de 2018, o MCTIC assinou acordo de cooperação com o Japão para utilização conjunta de tecnologias. A implantação da TV Digital será concluída em todo o país até o fim de 2023.
“Não há problema nesse que é um dos maiores projetos de radiodifusão que já aconteceu no país. Quem ganha é a sociedade, que passa a ter uma imagem de mais qualidade”.