Ícone de carregamento
Carregando...

Gestão MCTIC

Kassab garantiu recursos para pesquisa, diz cientista

Ex-presidente do Inpe, Ricardo Galvão, diz que, em sua gestão no Ministério da Ciência e Tecnologia, Kassab teve prestígio político para manter verbas necessárias ao setor.

noticias | 31 julho 2020

Kassab garantiu recursos para pesquisa, diz cientista

FacebookTwitterWhatsApp

Escolhido como uma das dez personalidades mais influentes no mundo da ciência pela revista Nature, uma das mais bem conceituadas publicações científicas internacionais, o ex-presidente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, destacou esta semana o papel exercido pelo ex-ministro Gilberto Kassab no esforço para garantir verbas à pesquisa e à ciência no País durante o governo de Michel Temer.

Em entrevista ao projeto “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, uma realização do UOL em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, Galvão lembrou que a gestão de Kassab à frente do então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi decisiva para manter os recursos para a área, mesmo com o País enfrentando dificuldades orçamentárias. Apesar do corte de verbas, disse, “conversamos com ele (Kassab), que foi ao governo, botou seu prestígio político e reverteu isso – o problema é que nenhum ministro tem êxito se não tiver apoio político muito forte. Às vezes prefiro um ministro não especialista, mas que tenha um diálogo bom e força política para atuar”.

Galvão, cientista e professor livre-docente na USP (Universidade de São Paulo), deixou o Inpe há um ano, após embate com o presidente Jair Bolsonaro em torno da suposta manipulação de dados sobre o desmatamento na Amazônia. O pesquisador se mostrou esperançoso em relação à ciência, no país e no mundo, em um cenário pós-pandemia. Apesar das dúvidas ante a “informação muito superficial” disponível hoje em dia nas redes sociais, ele avalia que “a ciência vai ganhar”.