Ícone de carregamento
Carregando...

Eleições municipais

Com cinco vitórias no 2º turno, PSD chega a 655 prefeitos

O partido venceu em Guarulhos (SP), Canoas (RS), Ponta Grossa (PR), Campos dos Goytacazes (RJ) e Limeira (SP). Para Gilberto Kassab, “ficou claro que o eleitor é moderado e rejeita extremismos”

noticias | 01 dezembro 2020

Com cinco vitórias no 2º turno, PSD chega a 655 prefeitos

FacebookTwitterWhatsApp

Com vitórias em cinco das 10 cidades em que participou do segundo turno das Eleições 2020, o PSD conquistou 655 prefeituras no País, confirmando sua posição de terceira maior força política no cenário nacional, apenas nove anos após sua fundação, em setembro de 2011. Para o presidente nacional da sigla, o ex-ministro das Cidades e da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab, o processo eleitoral deste ano mostrou que a maioria dos eleitores brasileiros é de centro.

Para ele, com a eleição municipal, “ficou claro que o brasileiro é moderado, conciliador e rejeita os extremismos. É evidente que tem momentos, como no segundo turno, quando existem dois extremos. Mas, em geral, ele vota em quem está mais próximo do centro. Quem defendia rupturas teve dificuldade para conquistar votos”, disse.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Kassab destacou que o PSD “continua crescendo e é fácil justificar: saiu do zero, tem sinergia com o eleitor e a proposta clara de ser um centro radical. Desde o momento tem a proposta de valorizar a política”.

No segundo turno, o partido conquistou Prefeituras de grandes cidades, como a paulista Guarulhos (1,3 milhão de habitantes), a gaúcha Canoas (323 mil), a paranaense Ponta Grossa (355 mil), a fluminense Campos de Goytacazes (511 mil) e Limeira, no interior de São Paulo (308 mil). Somadas, as administrações municipais geridas por representantes do partido vão atender nos próximos quatro anos um contingente superior a 23 milhões de pessoas.

O partido passou de 539 prefeituras conquistadas em 2016 para 655 este ano, com um aumento de 116 cidades, principalmente no Sul, no Nordeste e no Norte. A menor presença relativa da sigla é no Centro-Oeste.