Mobilidade urbana
Kassab: mobilidade urbana deve ser sustentável
Mobilidade sustentável
noticias | 30 março 2016
Durante abertura do seminário internacional “Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas da Mobilidade Urbana”, realizada na manhã de quarta-feira (30), em Brasília, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que a mobilidade está diretamente ligada à sustentabilidade. “É importante mostrar que, no Ministério, não se pensa mobilidade sem pensar em sustentabilidade. Por isso, o seminário nos deu impulso e condições de avançar numa velocidade muito maior nas nossas premissas de acessibilidade e mobilidade”, disse.
Na abertura do evento promovido pelo Ministério das Cidades e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), com o apoio da Embaixada Britânica, o ministro disse ainda que a parceria entre as três instituições, será referência para que Estados e outros órgãos do Governo Federal possam pensar suas funções e responsabilidades sempre integradas por políticas vinculadas à sustentabilidade.
“No Ministério não se pensa mobilidade sem pensar em sustentabilidade.”
O objetivo do seminário foi discutir as principais vulnerabilidades que o sistema de mobilidade urbana, suas infraestruturas e usuários possuem em relação às mudanças climáticas, com especialistas internacionais, representantes do setor público, agências governamentais, sociedade civil, universidades e operadores de transporte.
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, apresentou os resultados do estudo “Adaptação às mudanças climáticas na mobilidade urbana” que servirá de base para a revisão do Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana, com foco na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O ministro conselheiro da Embaixada Britânica, Wasim Mir, declarou que assim como o Brasil, o Reino Unido tem se comprometido com o desenvolvimento sustentável para melhorar a mobilidade urbana, setor de alta relevância para adaptações às mudanças climáticas. Para ele, as cidades e os sistemas de transportes são protagonistas no combate às mudanças no clima, pois têm o poder de liderar as transformações necessárias para mitigar seus riscos e efeitos.