Ícone de carregamento
Carregando...

Premio Jovem Cientista

Em premiação, Kassab destaca volta dos investimentos

Para o ministro. inauguração do Sirius, lançamento do satélite geoestacionário e Marco Legal de Ciência e Tecnologia são um legado da atual gestão.

noticias | 06 dezembro 2018

Prêmio Jovem Cientista: Kassab destaca retomada dos investimentos

FacebookTwitterWhatsApp

Na cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista, nesta quarta-feira (5), em Brasília, o ministro Gilberto Kassab ressaltou a retomada dos investimentos no setor. Ele apontou que iniciativas como a inauguração do Sirius, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação são um legado para o país.

“Neste governo, pudemos mostrar que, com eficiência no uso dos recursos públicos e perspectiva de aumento gradual dos investimentos, vamos levar o Brasil aonde ele merece. Há a expectativa que o futuro governo dê continuidade a essa recuperação. Este prêmio é a oportunidade de mostrar o talento dos pesquisadores brasileiros e o quanto eles podem avançar com apoio do poder público e do capital privado”, afirmou.

O presidente Michel Temer reconheceu o papel dos pesquisadores e disse que o Brasil tem recursos para se tornar uma potência científica. “A ciência é a atividade que se move pelo desejo de vencer desafios. Cerimônias como esta nos enchem de entusiasmo. Os pesquisadores mostram o talento e a vitalidade da ciência brasileira. Não podemos pensar no amanhã sem refletir sobre inovação, meio ambiente e a transformação da nossa sociedade. Tudo isso indica que queremos ser cada vez mais uma potência científica.”

Com o tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”, esta é a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Foram agraciados nove estudos nas categorias Mestre e Doutor, Ensino Superior e Ensino Médio. Também foram reconhecidas duas instituições de ensino com o maior número de trabalhos qualificados e a pesquisadora Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, de Belém (PA), referência em pesquisas com abelhas nativas, com o prêmio Mérito Científico.

Fonte: MCTIC