Fim do sinal analógico
Sociedade brasileira ganha TV de melhor qualidade
O desligamento do sinal analógico será progressivo em SP
noticias | 29 novembro 2017
“Só há motivo para festejar. Não há problema nesse que é um dos maiores projetos de radiodifusão que já aconteceu no país. Quem ganha é a sociedade, que passa a ter uma imagem de mais qualidade”. A declaração é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante entrevista coletiva, onde confirmou o início do desligamento do sinal analógico em 29 de novembro de 2017, em 113 cidades do interior de São Paulo.
O desligamento será progressivo e a previsão é que seja concluído em todas as cidades e municípios até o início de fevereiro de 2018.
Sobre a diferença de data do fim das transmissões analógicas entre as cidades, Kassab explicou: “Do ponto de vista de política pública, esse ‘delay’ não faz nenhuma diferença. Está dentro da margem de erro e pode acontecer em outras regiões do país. Por isso, a pesquisa é realizada antes da decisão pelo desligamento”.
A implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), que substituirá o sistema analógico, é referência para o mundo inteiro como exemplo de eficiência e parceria entre o governo e as empresas de radiodifusão e de telecomunicações.
Fonte: ASCOM/MCTIC