Ícone de carregamento
Carregando...

Ciência

Ministro defende liberação de recursos para ciência

Recuperação dos recursos tem impacto direto no futuro do país.

noticias | 27 setembro 2017

Ministro defende liberação de recursos para ciência pelo Governo Federal

FacebookTwitterWhatsApp

27/o9/2017 – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, pediu a união da comunidade científica no esforço de recomposição do orçamento da pasta. Durante a 3ª Reunião do Conselho Consultivo do MCTIC, nesta quarta-feira (27), Kassab defendeu que uma parcela dos recursos que serão descontingenciados pelo governo federal seja destinada ao ministério. “Existe um esforço muito grande do ministério para que, neste ano, possamos fechar nosso orçamento no mesmo patamar do ano passado. Para isso, precisávamos de R$ 2,2 bilhões e já vieram recursos da ordem de R$ 300 milhões. Vamos aguardar qual valor será descontingenciado para o ministério nessa nova liberação”, disse o ministro.

“Por isso, convoco a comunidade científica e as entidades vinculadas ao nosso ministério para que possamos sensibilizar mais uma vez a área econômica na recuperação do orçamento. Sempre lembrando que, no ano passado, fomos extremamente bem-recebidos”, acrescentou.

Na avaliação do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, a recuperação dos recursos tem impacto direto no futuro do país. “Estamos preocupados, em particular, com a desmotivação dos estudantes diante da situação precária do financiamento. Esses serão os cientistas de amanhã. Então, temos que trabalhar com olhos para esses estudantes, porque não teremos, no futuro, quem combata as epidemias de arbovírus, quem faça as inovações tecnológicas, que são tão necessárias para o país”, afirmou.

A próxima reunião do Conselho Consultivo do MCTIC deve ser realizada no início de dezembro.

Prêmios

O MCTIC anunciou a retomada de duas premiações. Em dezembro, haverá a cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico. Uma comissão composta por membros do MCTIC, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai conduzir o processo de seleção dos agraciados. Já a concessão da Ordem Nacional do Mérito das Comunicações está prevista para maio do ano que vem.

Fonte e foto: Ascom/MCTIC