Ícone de carregamento
Carregando...

Logística

Sistema de rastreamento recebe novas adesões

Para ministro Gilberto Kassab, programa Rastro é importante ferramenta para políticas públicas nas áreas de segurança e transporte. Seis instituições e empresas assinaram adesão ao projeto.

noticias | 27 novembro 2018

Sistema de rastreamento do governo federal recebe novas adesões

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Kassab participou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, da cerimônia de assinatura de memorando de entendimento com empresas e instituições para adesão ao programa Rastro, um sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias, veículos e coisas criado pelo governo federal. Em sua fala, Kassab destacou que o projeto é uma ferramenta importante para o avanço de várias políticas públicas nas áreas de segurança, transporte e saúde.

“Nas próximas semanas, devemos agilizar ao máximo para deixar o programa consolidado e garantir sua continuidade. É preciso que o programa tenha a visibilidade que precisa e merece”, ressaltou o ministro.

O programa Rastro foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. O Rastro é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de uma portaria publicada em novembro de 2017. A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

“O programa já conseguiu uma musculatura muito grande. Estamos com aproximadamente 56 prefeituras e várias outras parcerias fechadas. É um projeto inédito e num período pequeno de tempo teremos uma grande integração”, avaliou o presidente da Finep, Ronaldo Camargo.

Ele adiantou que o Rastro deverá ter continuidade com uma estrutura mista de governança, com a participação de quatro ministérios e seis entes privados. “Esse projeto vai ser apresentado à próxima equipe de governo como um dos 15 itens prioritários da Finep para os próximos quatro anos.”

Durante a cerimônia, seis instituições e empresas assinaram o memorando de entendimento para adesão ao Rastro: Prefeitura de Mauá (SP); Microsoft; Buonny Projetos e Serviços de Risco Securitários; Polo Planejamento; Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados; e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

Fonte: MCTIC