Ícone de carregamento
Carregando...

Prêmio João Batista Vilanova Artigas 2012

Prêmio João Batista Vilanova Artigas IAB/SP 2012

Ações da Superintendência de Habitação Popular da Secretaria de Habitação

premios | 19 setembro 2017

Prêmio João Batista Vilanova Artigas IAB/SP 2012

FacebookTwitterWhatsApp
13/11/2012
Prêmio 'João Batista Vilanova Artigas' - IAB/SP 2012

Superintendência de Habitação Popular da Sehab conquista prêmio do IAB/SP

O Instituto de Arquitetos Brasileiros – São Paulo conferiu o prêmio  JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS à Política Habitacional de Gilberto Kassab, desenvolvida pela Superintendência de Habitação Popular, da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, na gestão da arquiteta Elisabete França. Segundo a entidade, a premiação foi concedida pela política habitacional que a secretaria de habitação desenvolveu na Prefeitura de São Paulo, “que mudou o paradigma arquitetônico e urbanístico para a produção da habitação social na cidade”. Desde 1968, o Prêmio Instituto de Arquitetos do Brasil elege, bienalmente, as melhores produções do Estado de São Paulo em áreas como urbanismo, paisagismo, edifício, habitação de interesse social, design e requalificação e restauro de edifícios históricos.

“Para a Sehab,  o prêmio é o reconhecimento do trabalho feito desde 2005, quando começamos a desenvolver o Plano Municipal de Habitação, o Habisp (Sistema de informações para Habitação Social na cidade de São Paulo) e a capacitação das equipes técnicas que trabalhariam na nossa política habitacional”, diz Elisabete França. “Ele também reconhece programas importantes estruturados na gestão, como o de urbanização de favelas e o de requalificação de cortiços.”

A cerimônia de premiação do IAB/SP aconteceu em 6 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, na capital. A comissão organizadora foi composta pelos arquitetos Débora Frazatto, Roberto Portugal Albuquerque e Pedro Mendes da Rocha.

O projeto Cidade Limpa, da administração Gilberto Kassab, que, também, numa ação corajosa, mudou a paisagem da cidade de São Paulo contrariando fortes interesses econômicos e que foi premiado, inclusive, na Alemanha.  O Cidade Limpa virou referência de combate à poluição visual urbana, servindo inclusive de modelo para ações de outras prefeituras  no país.

A eleição do Prêmio JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS/2012 enfrentou a difícil tarefa de escolher seu premiado entre várias iniciativas de grande valor para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo como formas de conhecimento que são indispensáveis à ação inteligente sobre as cidades.

Na categoria habitação de interesse social, o Residencial Diogo Pires, projeto de Marcos Boldarini e Lucas Nobre na região do Jaguaré, recebeu menção honrosa.

 

Na gestão Kassab, ganharam destaque: a atuação da Secretaria Municipal de Cultura  da Prefeitura de São Paulo, na gestão do Secretário, Professor Carlos Augusto Calil, promovendo a construção, restauração e programação dos edifícios municipais dedicados à cultura tais como: a construção da Praça das Artes incluindo o restauro do Conservatório Municipal, o Restauro do conjunto da Casa da Marquesa/ Beco do Pinto e Casa nº 1 (Museu da Imagem), Chácara Lane, Restauro e readequação, da Biblioteca Mário de Andrade e seu anexo, Pavilhão das Culturas Brasileiras (antiga sede da PRODAM), Centro Cultural Cidade Tiradentes, Restauro do Teatro Municipal, Reforma de várias bibliotecas distritais (implantação de bibliotecas temáticas) e restauro dos principais teatros de periferia, entre eles, o Flávio Império.