Ícone de carregamento
Carregando...

Relações Internacionais

Brasil e Luxemburgo querem ampliar cooperação

Reunião entre Kassab e o vice-primeiro-ministro de Luxemburgo, Etienne Schneider, aconteceu na sede do MCTIC, em Brasília.

noticias | 04 abril 2018

Brasil e Luxemburgo querem ampliar cooperação

FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilberto Kassab, recebeu em 4 de março o vice-primeiro-ministro e ministro da Economia, da Segurança Interior e da Defesa de Luxemburgo, Etienne Schneider. Os dois países discutem o potencial da cooperação na área espacial e em telecomunicações. Existem frentes de trabalho que nós podemos e devemos explorar nesta cooperação”, afirmou Kassab.

Luxemburgo investe em atividades espaciais 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) – o maior percentual entre todos os países da União Europeia. Schneider ressaltou o esforço de seu país em estreitar laços, simbolizado pela abertura da Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo em Brasília em setembro de 2017. “Por isso, vejo com muita importância a iniciativa de manter esse diálogo e essa aproximação não só política, mas também científica e econômica”, afirmou. “Aportamos capital no setor siderúrgico brasileiro há quase um século. Também temos negócios em transporte aéreo e satélites. Somos o 13º maior investidor estrangeiro no Brasil.”

A proposta é reforçar a presença no Brasil da operadora mundial de satélites SES, fundada em 1985 pelo governo de Luxemburgo, que ainda detém um terço de suas ações. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa lançou em janeiro o satélite SES-14, que ocupa o espectro orbital brasileiro, com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e inaugurou terça-feira (3) um teleporto em Hortolândia (SP), de onde será controlado o SES-14, projetado para atender empresas, residências e governos com banda larga de alta velocidade.

“Uma das nossas intenções para o futuro é fazer mineração espacial. Eu destaco isso porque é nosso objetivo ter o Brasil como parceiro nessa empreitada. Já conseguimos fechar acordos com vários países, como China, Japão, Portugal e estamos em vias de acertar com a Rússia”, disse Schneider.

Fonte: MCTIC