Ícone de carregamento
Carregando...

Premiação

Kassab: "É preciso lutar pelo fortalecimento da ciência".

Durante a cerimônia de posse dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, Kassab defendeu o fortalecimento da ciência brasileira.

noticias | 10 maio 2018

Ciência é fundamental para país ser mais justo e desenvolvido, diz Kassab

FacebookTwitterWhatsApp

Durante a cerimônia de posse dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (9), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu o aumento dos investimentos em pesquisa e o fortalecimento da ciência brasileira.

Ele também afirmou que é o momento de “recuperar energias” para lutar por mais recursos: “Para continuar sonhando com um país cada vez melhor, com mais qualidade de vida e mais justiça, temos que lutar por mais investimentos e pelo fortalecimento da nossa ciência”, disse o ministro na solenidade realizada no Museu do Amanhã. “A presença de vocês, que têm muita competência e determinação, é uma fonte de inspiração para que a gente possa atingir os nossos objetivos, e isso só acontecerá com o importante trabalho de vocês.”

Prêmios
O historiador Jorge Sidney Coli Junior recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, concedido, em 2018, para a categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Ele é professor titular de História da Arte e História da Cultura na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Conrado Wessel e Marinha do Brasil. Já o matemático Jacob Palis, integrante de 12 academias de ciência em todo o mundo, recebeu a medalha Henrique Morize, da ABC.

Membros titulares
Os novos membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Também foram empossados membros correspondentes, que são cientistas baseados no exterior há mais de uma década, com reconhecido mérito científico e que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

Fonte: MCTIC